ISCAL vai ter novas instalações no campus do IPL

Foi autorizada pelo Conselho de Ministros a celebração do contrato de empreitada da construção das novas instalações do ISCAL, em Lisboa. O novo edifício, desenhado pelo arquiteto Carrilho da Graça, será construído no campus do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), em Benfica, unindo os mais de 3.400 alunos, os 206 docentes e os 32 funcionários não docentes (staff) do ISCAL à comunidade das três escolas do IPL que funcionam, atualmente, neste espaço: Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social e Escola Superior de Música.

O novo edifício ficará localizado junto à Escola Superior de Comunicação Social, fazendo parte do plano de construção a existência de uma ligação entre os espaços das duas referidas Escolas. A construção das novas instalações do ISCAL tinha já sido licenciada pela Câmara Municipal de Lisboa, destacando-se o empenho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para a concretização do projeto, que faz parte do Plano Estratégico do Politécnico de Lisboa para 2021-2024.

Como ato simbólico e no contexto do «Global Action Day», em conjugação com o «Dia Mundial da Terra», a equipa da Brigada da Florestas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), no âmbito do «Projeto Eco-Escolas», plantou uma araucária, uma árvore brasileira, como a «primeira pedra» junto ao local onde nascerá o futuro ISCAL. Ao mesmo tempo, a Brigada da Floresta da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Brasil) plantou o português castanheiro nas suas instalações. Esta iniciativa, feita em paralelo por ambas as instituições, tem como objetivo a criação de laços de internacionalização, beneficiando alunos de licenciatura e pós-graduação, que poderão trabalhar, pesquisar e estudar juntos e fazer intercâmbio entre os dois estabelecimentos de ensino. A parceria também possibilita a troca de experiências entre os professores dos dois países.

Fernando Carvalho, professor e vice-presidente do ISCAL, referiu: «O evento que assinala o ‘Dia Mundial da Terra’ pretende também simbolizar o arranque do processo tendente à construção do novo edifício do ISCAL, ambição há muito desejada e fulcral para o desenvolvimento da instituição. Ao invés da colocação da tradicional primeira pedra, foi plantada uma árvore que simboliza o compromisso da instituição com a sustentabilidade.»

Esta iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, através da Divisão de Gestão do Parque Florestal do Monsanto e de Sensibilização Ambiental. A Brigada da Floresta ISCAL/ UNESC é constituída pelos seguintes elementos: Bruno Silva, Dimas de Oliveira Estevam, Fernando Carvalho, Filomena Borba, Miguelangelo Gianezini e Sílvia Ferreira.