Lavradores de Feitoria

Primeiro vinho de 2020 já no mercado

O tempo, embora incerto, já pede um vinho fresco e descomplicado, ideal para degustar na esplanada, a solo ou com uma comida mais leve. Está na altura de reunirmos boas energias e olharmos para um futuro a condizer. Do Douro e em simbiose com quem lhe dá vida, chega-nos o Lavradores de Feitoria branco 2020, ano que ficará para a história. Um vinho que reúne em si um pouco da história vínica de cada lavrador/ produtor de uvas que fez nascer a Lavradores de Feitoria na viragem do século.

Texto: Redação Human

.

Sob a marca Lavradores de Feitoria há três referências – branco, rosé e tinto –, que em comum têm a expressão do Douro de uma forma direta e objetiva. Feitos do blend de castas autóctones, com origem nas várias quintas da Lavradores de Feitoria (LF) – 20, no total, e situadas ao longo das três sub-regiões Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior – e plantadas nas vinhas mais jovens, não têm estágio em madeira, privilegiando-se um perfil jovem, fresco e frutado.

O Lavradores de Feitoria branco 2020 é o primeiro vinho que a LF lança deste ano, mas se olharmos para a referência em si, é a décima quarta edição, feita do blend de três das mais tradicionais castas brancas do Douro: Malvasia Fina (60%), Gouveio (30%) e Síria ou Códega (10%). Um branco palha limão, com um aroma fresco, fino e aromático, bastante mineral e muito frutado. Apresenta notas de fruta fresca, sobressaindo o ananás, o alperce e algumas notas ligeiras de frutos tropicais. Na boca, a entrada é muito fresca e elegante. Harmonioso, apresenta uma acidez equilibrada, com uma fruta viva lembrando ananás e alguma pêra. Excelente contraste entre frutos citrinos e tropicais. Muito saboroso, apresenta um final longo.

Um vinho com excelente aptidão para acompanhar comida asiática – tendo inclusivamente já ganho uma medalha de ouro no Sakura Japan Women’s Wine Awards –, assim como saladas, sopas frias, peixes magros, mariscos, carnes brancas, massas com molho branco e também para beber, a solo, numa esplanada, à beira-mar ou da piscina.

Encontra-se à venda nos mais variados hiper e supermercados, mas também em algumas garrafeiras ou restaurantes em regime de take away e home delivery. Para além da tradicional garrafa de 750ml, existe no formato de bag-in-box (BiB) de dois litros, ideal para um piquenique em família ou amigos. De recordar que a Lavradores de Feitoria foi pioneira neste formato, lançado em 2004, na sequência de um desafio feito pelo mercado norueguês. Foi assim uma empresa pioneira, ao ser o primeiro produtor do Douro a engarrafar bag-in-box com direito ao selo de garantia de Denominação de Origem Controlada e, por conseguinte, menção DOC Douro neste formato.

Scroll to Top