Quatro estratégias de aproximação em tempos de distância física

Com a evolução da situação pandémica a nível mundial e o arrastar do tempo no prolongamento dos seus efeitos em todas as esferas da nossa sociedade, tornou-se imperativo que nas empresas se generalizasse o recurso e a intensificação das ferramentas digitais, para salvaguardar a distância física e assegurar o mais possível a atividade das empresas.

Texto: Bruno Amaral

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Em áreas onde fosse praticável, passámos a trabalhar a partir das nossas casas, nos nossos «gabinetes» pessoais, a comunicar com os nossos colegas, chefias, clientes e colaboradores. Passámos de um dia-a-dia movimentado no trânsito, nos elevadores, no escritório, nas ruas, para uma presença singular durante todo o dia, na nossa casa. Já estamos mais desenvoltos na utilização de plataformas virtuais como o Teams, o Zoom, o Skype e, nalguns casos, até nos tornámos especialistas na gestão dessas ferramentas.

Mas para nos mantermos proativos e com uma atitude positiva no trabalho, é crucial criarmos mecanismos para nós e para os outros de forma a assegurar a dinâmica e a qualidade das relações em contexto profissional. Mas não só a falar sobre trabalho. Nem para agendar reuniões diárias às 9H00, com o objetivo puro de controlo do cumprimento de horários.

Algumas práticas que têm sido instituídas durante estes tempos na organização onde trabalho e que fomentam esta relação e proximidade são as seguintes:

Planos de acolhimento aos novos colaboradores para a integração efetiva dos mesmos na organização, com o planeamento cuidadoso dos seus primeiros dias ou semanas de trabalho, garantindo que os mesmos têm a possibilidade de interagir com os colegas da área, ou fora dela, para absorver as melhores práticas na utilização das ferramentas e dos recursos da empresa. Tal permite em simultâneo conhecer as individualidades pessoais dentro da empresa e assim ganhar à vontade e fluidez nas necessárias interações futuras. Outra possibilidade a considerar é a nomeação, para cada novo elemento da organização, de um mentor. Este será alguém com alguma experiência dentro da empresa, que vai dar a conhecer as particularidades da organização ou do sector, com vista ao fortalecimento das competências técnicas e pessoais, com o consequente reforço do ADN da empresa.

Reunião de equipa semanal ao início do dia para cada elemento partilhar uma boa notícia ou destacar alguma situação que ocorreu na semana anterior, ou também para falar sobre um objeto pessoal que nos seja importante, com a apresentação da razão dessa importância. Ou até para partilhar uma música que nos fascine, ou um local que nos tenha cativado numas férias, ou numa viagem. Quem sabe para falar de um cliente novo que tenhamos conseguido angariar. Porque os nossos sucessos também podem influenciar os outros e ajudá-los a superar obstáculos, de vontade, de iniciativa, de resiliência.

O objetivo deste encontro semanal é, ao falar da nossa vida pessoal ou profissional, ter um momento partilhado para criar momentos informais de troca de informações e de interesses. Para nos aproximarmos e encararmos o resto do dia com boa disposição e energia.

Formação em módulos de curta duração, via digital com as diversas áreas da empresa: Marketing, Sistemas de informação, Recursos Humanos; para desenvolvimento dos conhecimentos nas áreas-chave de cada um e nas ferramentas que as sustentam. O aprofundar de casos práticos e que dizem respeito ao dia-a-dia dos profissionais, com a possibilidade de conhecermos as dúvidas e as perspetivas dos outros colegas permitem uma participação e contribuição para a melhoria da atividade individual.

Desafios podem ser lançados pelas diversas áreas: concursos sobre um qualquer tema, ou a assinalar um dia especial. É importante criar focos de atenção para espevitar a dinâmica nas interações. Novas ideias são bem-vindas!

Na Multipessoal, no Dia da Mulher, quem respondeu mais rápido e acertadamente a um quizz recebeu um prémio. Existiu também o desafio de escrever sobre um tema de interesse pessoal, e que possa suscitar interesse no sector, e o mais disruptivo viu-se a marcar presença numa publicação de renome no sector dos Recursos Humanos.

Numa fase de isolamento social, a melhor estratégia é fazer a diferença para quem está em casa, comunicar com qualidade e de forma positiva, permitindo assim a completa identificação do indivíduo com a empresa. E, assim, contribuir de forma útil para a geração de uma marca diferenciada, apresentando-se como alternativa credível no mercado e assegurando o amor à camisola pelos seus colaboradores. Todos contamos, todos contribuímos e assim… todos ganhamos!

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