A Sodexo, empresa com destaque global em serviços de qualidade de vida, realizou a ação «Job Shadowing Day», a primeira iniciativa em Portugal do programa «She Works», que tem como objetivo desenvolver parcerias com organizações comunitárias, envolvendo mulheres aptas para ingressar no mercado de trabalho, apresentando-lhes a realidade do mundo empresarial.
Para a realização desta ação, a Sodexo escolheu duas entidades, a Ventask, empresa sua parceira e que desenvolve serviços de contact center e implementa as campanhas de marketing e vendas da marca, e a Casa de Proteção e Amparo de Santo António, uma instituição particular de solidariedade social, (IPSS), fundada com a missão de apoiar a causa da maternidade desprotegida.
A Ventask foi a empresa anfitriã do «Job Shadowing Day» e teve como missão apresentar o processo de técnicas de vendas, realizado para a Sodexo, a quatro jovens, de 21 e 22 anos, da Casa de Proteção e Amparo de Santo António, que «integraram» o Departamento de Marketing da Sodexo Portugal, através de uma reunião on-line.
Cláudia Andrade, diretora de marketing e vendas da Sodexo Portugal, assinalou: «Além de apresentar o dia-a-dia de uma função específica, a experiência transmitida dá a conhecer as principais tarefas dessa função e fortalece as políticas de diversidade e inclusão da Sodexo, no que diz respeito à equidade de género e igualdade, como um todo.»
Por sua vez, Ana Margarida Abreu, diretora de marketing e de operações da Ventask, referiu: «Esta ação é de extrema importância porque aproxima as jovens ao mercado de trabalho, envolvendo-as com temáticas atuais e ajudando-as com questões reais e personalizadas, apresentando-lhes sugestões de atuação que lhes serão úteis quando ingressarem, mais tarde, no mercado de trabalho.»
Finalmente, Renata Faustino, responsável de comunicação e marketing da Casa de Proteção e Amparo de Santo António, considerou que a realização do «Job Shadowing Day» é «uma motivação adicional para as jovens que, desta forma, constatam que podem obter competências para construir o seu projeto de vida e contribuir positivamente para a sociedade, encontrando um novo rumo para as suas vidas».
De assinalar que o programa «She Works» foi lançado dia 8 de março, «Dia Internacional da Mulher», e foca-se no propósito de ajudar à obtenção dos objetivos profissionais de jovens mulheres, garantindo a igualdade de oportunidades de crescimento, em ambiente de trabalho, e evidenciando a importância dos compromissos, com o equilíbrio e equidade de género, em todo o mundo.