Novo Opel Manta GSe ElektroMOD
Com um sorriso radiante

O novo rosto da Opel com Pixel-Vizor reproduz grafismos e mensagens de texto. O clássico Manta transforma-se assim de um icónico coupé num sustentável ElektroMOD. Tem  motor elétrico colocado sob o capô preto, substitui o motor de quatro cilindros, e foi desenhado pela jovem equipa da Opel, que mostrou ser capaz de desenvolver um neoclássico de zero emissões.

Texto: Redação Human

.

O Opel Manta é um automóvel lendário, repleto de emoção, que agora se vê transformado num ElektroMOD de zero emissões e com uma imagem moderna. Debaixo do icónico capô preto, o motor de combustão de quatro cilindros, a gasolina, deu o lugar a um potente motor elétrico. A letra «e», presente na sigla «GSe», representa agora a eletrificação. A carroçaria pura e clássica em amarelo neon recebe igualmente uma frente que revela um sorriso radiante com a mais recente tecnologia LED. O Manta original, com o seu arranjo geométrico de iluminação, a grelha do radiador e o símbolo do relâmpago, providenciaram a inspiração para a nova imagem das secções dianteiras da Opel, o conceito Vizor agora implementado nos modelos Mokka e Crossland. Agora, o próprio Opel Manta GSe ElektroMOD revela este design na sua mais inovadora aplicação até à data: a expressiva assinatura Pixel-Vizor.

O Opel Pixel-Vizor atravessa toda a frente, colocando-se, de forma protetora, como uma viseira e mostrando fogo de artifício digital ao longo do processo. O Manta GSe comunica com esse seu ambiente ao longo de toda a sua superfície, primeiro através da expressão «My German heart has been ELEKTRified» («O meu coração alemão foi ELEKTRificado»), que surge escrita a toda a largura. Com as frases «I am on a zero e-mission» («Estou numa e-missão zero») e «I am an ElektroMOD» («Sou um ElektroMOD»), o GSe explica-se e no momento seguinte mostra a silhueta de uma Manta a deslizar ao longo do Pixel-Vizor. Os designers da Opel divertiram-se com o lendário logótipo Manta e desenharam-no sob a forma de um QR Code. De seguida, a inconfundível marca registada do fabricante alemão brilha ao centro e dois relâmpagos saem do círculo na direção das belas luzes diurnas LED do Vizor.

O Manta GSe ElektroMOD é reminiscente do Opel Manta A de 1970. Ao mesmo tempo, o automóvel reflete o fascínio de uma crescente legião de fãs que transforma clássicos como o Manta nos chamados «RestoMods», com tecnologias modernas e novo design. O elétrico Manta GSe ElektroMOD, alimentado a bateria e com um cockpit totalmente digital, é tão desportivo como um genuíno Opel GSe e expõe, orgulhosamente, as suas ambições no seu nome. MOD significa mudanças, técnicas e estilísticas, bem como um estilo de vida sustentável e moderno.

Uma mudança que a sociedade móvel experiencia todos os dias, na direção de soluções mais sustentáveis que motivam, igualmente, a jovem equipa de desenvolvimento da Opel. Sob a sua própria iniciativa, os «pais» do Manta GSe iniciaram o projeto do automóvel dos seus sonhos. Após inúmeras sessões de brainstorming, o plano foi traçado e a equipa selecionou um Manta A na garagem do Opel Classic, à espera de se ver renascido. A partir desse momento, todos ficaram agarrados à mais pura paixão automóvel. Foi enorme o entusiasmo que, imediatamente, inspirou os «Car Guys» na gestão da Opel e a ideia de um fascinante ElektroMod tornou-se realidade.

Atualmente, o novo Opel Manta GSe ElektroMOD está a ser submetido aos retoques finais em Rüsselsheim. No próximo dia 19 de maio, este neoclássico vai ser apresentado com todos os detalhes.