Avaliar impacto da pandemia na saúde mental
Joana Amaral Dias em novo podcast


Chama-se «Psicologia da Pandemia» e é o novo podcast de Joana Amaral Dias, o primeiro e único em Portugal sobre a Covid-19 e a saúde mental.


Texto: Redação Human

.

Disponível na plataforma Kobo, cada episódio é uma conversa de 45 minutos com outro colega da área, para trocarem ideias e darem dicas a quem os escuta. Em tom informal, os temas vão do medo da morte até ao impacto sobre as crianças ou os adolescentes, passando pelos efeitos do fecho de espaços públicos e o processo de luto condicionado.
A série de 12 episódios conta com a psicanalista Maria Belo, uma das convidadas, embora o podcast junte nomes como o psicólogo e psicanalista António Alvim, a psicóloga clínica e psicoterapeuta Ana Passos Ramos, a psicóloga escolar Teresa Mota, a psicóloga Ana Conduto e o psicólogo clínico Paulo Sargento. A conversa entre dois profissionais pode abordar temas como o luto e os rituais fúnebres que se alteraram, o facto de a pandemia ter fragilizado ainda mais os mais frágeis e a forma como os mais velhos estão a lidar com a quarentena e as restrições impostas.
«Psicologia da Pandemia» contraria, segundo Joana Amaral Dias, «o ataque à capacidade de pensar imposto pelo medo, procurando abrir linhas de reflexão, de capacidade crítica e chegar a soluções neste tempo histórico de confinamento».
Em março de 2020, a psicóloga lançou, com enorme sucesso, o podcast «Psicopatas Portugueses», onde contava alguns dos crimes mais hediondos cometidos em Portugal, com base no livro bestseller «Psicopatas Portugueses – 13 histórias reais de morte, perversão e horror», editado pela Oficina do Livro em 2019.
Joana Amaral Dias é psicóloga clínica, professora universitária, ativista e autora de várias obras, nas quais emprega as ferramentas e os conhecimentos da psicologia e da política para ler e interpretar o mundo. É, por exemplo, o caso de «Maníacos de Qualidade» (2010) no qual traça psico-biografias de vários vultos da sociedade portuguesa, ou «O Cérebro da Política» (2014), onde analisa a forma como a personalidade, a emoção e a cognição influenciam as escolhas políticas. É atualmente colaboradora da TVI. «Dilúvio sem Deus», sobre as cheias de 1967, é o título do seu mais recente livro (edição Leya/ Oficina do Livro).