Diversidade, respeito e inclusão na «Semana Internacional da Mulher»

No seu firme compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades, a SEAT celebrará a «Semana Internacional da Mulher» com um programa de atividades que visa promover a diversidade, a tolerância, o respeito e a inclusão como valores presentes na sua atividade diária. A SEAT emprega mais de 3.000 mulheres, 21% da sua força de trabalho, que é um dos rácios mais elevados no sector automóvel. Além disso, 25% das mulheres da empresa ocupam cargos superiores.

Com o objetivo de valorizar a «Semana Internacional da Mulher», que decorrerá de 8 a 12 de março, a empresa automóvel organizou uma série de conferências e atividades que serão realizadas a partir da sede, em Martorell, e nos espaços SEAT:CODE e CASA SEAT, no coração de Barcelona.  

Xavier Ros, vice-presidente executivo de recursos humanos e organização da SEAT, assinalou: «Atualmente, mais de 3.000 mulheres trabalham em diferentes áreas da empresa, 21% da força de trabalho, e continuamos a apostar todos os dias em aumentar este número. As mulheres que fazem parte da SEAT SA desempenham um papel muito importante na criação do futuro da empresa.  A diversidade é um valor que nos acrescenta e nos posiciona como uma empresa inovadora, criativa e única.»

As iniciativas da próxima semana incluem uma mesa-redonda moderada pela especialista em diversidade e cofundadora da +Diversity, Mercè Brey, e o especialista em género e chief executive officer (CEO) da Promundo Spain Consulting, Ritxar Bacete. Este debate, que terá lugar na sexta-feira, dia 12 de março, às 9H30, na CASA SEAT, contará com a participação de seis profissionais da empresa e girará em torno do papel das mulheres nos diferentes níveis profissionais de uma organização. Serão discutidos temas como o desenvolvimento do trabalho, o teto de vidro e o número crescente de mulheres em posições tecnológicas. Mercè Brey também irá conduzir uma masterclass para todos os colaboradores da SEAT no dia 8 de março, sob o título «Vamo-nos dar permissão para tornar isto diferente».  

Ao longo da semana na SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software da SEAT, diferentes membros da empresa partilharão as suas experiências e reflexões sobre a diversidade de género, na primeira pessoa. No dia 9 de março, será realizada uma apresentação tendo Gözde Canbolat e Paqui Lizana como protagonistas, sob o título «Como se conectar com o talento feminino da tecnologia»;e no dia 11 do março, Cristina Verdi falará sobre as novas oportunidades para as mulheres no mundo da tecnologia, numa sessão intitulada«Fechar a diferença de género na tecnologia». Por seu lado, ainda no dia 11, Diana Gámez, na sua apresentação «Mulheres e inteligência artificial», irá também comentar a forma como as mulheres se estão a posicionar no desenvolvimento de novas tecnologias.

.

Apostar na diversidade

A SEAT, forte defensora da igualdade de oportunidades e da diversidade, não faz distinções com base no género, na identidade ou na orientação sexual nos seus processos de recrutamento, no nível salarial ou nas oportunidades de crescimento profissional. Hoje, a força de trabalho da empresa é constituída por quatro gerações de colaboradores, trabalhando em oito áreas, falando 26 línguas e colaborando com 67 nacionalidades. De acordo com um estudo da consultora Dalia, estima-se que 7% dos colaboradores fazem parte da comunidade LGTBI+.

A SEAT SA tem também desde 2012 um plano de igualdade que inclui medidas para prevenir a discriminação e promover a equidade de oportunidades para todos os seus colaboradores, como princípio estratégico da sua política corporativa e de recursos humanos. Como exemplo, em 2020 nasceu a Pride@SEAT, uma iniciativa LGBT+ (lésbica, gay, bissexual, trans e outras comunidades e dissidências) criada por colaboradores da SEAT e apoiada pela Gestão de Recursos Humanos: tem como principal objetivo criar um espaço aberto a todas as pessoas que trabalham na SEAT. Seguindo esta linha, a empresa integrou recentemente o Conselho de Administração da REDI (Rede Empresarial pela Diversidade e Inclusão LGBTI), a primeira rede de negócios e especialistas em diversidade e inclusão em Espanha.

Em 2018, a SEAT SA lançou uma campanha específica para incentivar a inscrição de mulheres na Escola de Aprendizes e continua a desenvolver o programa «Women@SEAT», que promove as mulheres com potencial de gestão. Além disso, o carácter integrador e inclusivo da empresa foi reconhecido pelo jornal britânico «Financial Times» no seu relatório «Diversity Leaders» de 2020, que a posiciona como a principal empresa europeia em inclusão e diversidade, colocando-a no lugar 65 de 850 empresas europeias.

Scroll to Top