ISCAL com vice-presidência do Instituto Politécnico de Lisboa

Maria João Simões Escudeiro (na foto), docente do ISCAL, acaba de tomar posse como vice-presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). O evento decorreu com um formato diferente, adaptado às novas circunstâncias e à distância, via streaming e através do canal do YouTube do IPL.

Na ocasião, Maria João Simões Escudeiro referiu: «Agradeço a confiança depositada em mim, quer pelo presidente e por toda a equipa, quer pela professora Ana Cristina Perdigão. Um primeiro compromisso assenta na aposta na qualidade da educação e na qualidade de vida dos estudantes. Os estudantes devem ser o epicentro do ensino superior, envolvendo um ensino vocacionado para competências favoráveis às mudanças tecnológicas e à inovação, à capacidade criativa, à afirmação da autonomia pautada por elevados valores éticos, bem como o desenvolvimento de competências transversais. Mais, um segundo compromisso prende-se com a necessidade de desenvolver e incrementar o ensino on-line. Ademais, um terceiro compromisso é fomentar e promover a sustentabilidade, a responsabilidade social e a prática do voluntariado no IPL. Não obstante, o que pretendemos fazer apenas será alcançado com o empenhamento e o envolvimento de todos. Citando o poeta, o ensino superior, «tal como o mundo, termina não no limite da visão, mas na nossa capacidade de o imaginar, de o projetar e de o sonhar». Todos terão o seu lugar e o seu papel num IPL mais forte e inclusivo. O IPL é de todos e feito por toda a comunidade. Este é o meu compromisso com o Futuro.»

Maria João Simões Escudeiro é docente no ISCAL e licenciada em Direito (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa) e doutorada em Ciências Jurídico-Criminais (Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa). Tem agora a seu cargo a área Académica e as recém-criadas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental, Voluntariado e Inclusão. Coordenará ainda os seguintes três novos pelouros: Ensino à Distância, Sucesso Escolar e Competências Transversais.