Ana Teresa Penim fala sobre mentoring

Numa iniciativa que começou a 3 de abril de 2020, a «human» partilha uma série de vídeos de curta duração sobre coaching, team coaching e mentoring, com o objetivo de oferecer reflexões, ferramentas e experiências que possam inspirar para a prática profissional enquanto coach, team coach, mentor, líder ou profissional de recursos humanos. Os vídeos são partilhados a cada semana, à quarta-feira.

Trata-se de vídeos da autoria de Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, e membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC), da ASESCO Asociación Española de Coaching. Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão são autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros. São ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

.

Vídeo 61: MentoringFiltros de Sócrates, por Ana Teresa Penim

São muitos os ensinamentos que o mentoring pode recolher da sabedoria dos antigos filósofos gregos. Sócrates foi um deles, ao identificar três filtros, ou questões pertinentes, que nos devemos colocar, antes de partilharmos com alguém algo sobre uma terceira pessoa.  Esta ferramenta não só será extremamente útil para mentores e mentees, como para todos os profissionais e todas as organizações que pretendem investir o seu tempo em diálogos verdadeiros, bondosos e úteis.

.