A Japan Tobacco International (JTI) obteve a certificação «Top Employer 2021», posicionando-se, pelo quarto ano consecutivo, como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Este ano, a multinacional, além de obter o terceiro lugar no nosso país, foi também eleita como melhor empresa na Europa.
Esta última certificação reconhece uma vez mais as excelentes condições de trabalho na JTI, assim como a progressão na melhoria do bem-estar, a diversidade e a inclusão, e reflete o lançamento da nova política de licença de parentalidade, líder a nível mundial.
Yannick Girault (na foto), country manager da JTI em Portugal, assinalou: «A certificação Top Employer Portugal, Europa e a nível global, bem como o facto de termos entrado para o top 3 em Portugal, é a confirmação de que sempre estivemos no caminho certo, fazendo do nosso local de trabalho um ambiente seguro para todos os nossos colaboradores, quer sejam trabalhadores do Departamento Comercial ou do Back-office. Este reconhecimento deixa-nos orgulhosos e com motivação para continuar a evoluir no futuro, sempre com o bem-estar dos nossos colaboradores como prioridade.»
Desde 1 de janeiro de 2021, a JTI oferece um mínimo de 20 semanas de licença de parentalidade totalmente remunerada, independentemente de localização, género, orientação sexual ou se os colaboradores são pais através de adoção, sub-rogação ou nascimento, isto em todos os países do mundo em que opera. «Com esta nova política, queremos equilibrar as oportunidades de carreira para homens e mulheres, equiparando os seus papéis na sociedade», referiu ainda o responsável, acrescentando: «Independentemente do género dos nossos colaboradores, queremos ajudá-los a cuidar não só das suas carreiras, mas também das suas famílias.»
Manter a excelência em 2021
No presente ano, a JTI vai centrar-se mais do que nunca em:
– promover a igualdade de género em cargos de liderança – a empresa está empenhada em continuar a aumentar a representatividade das mulheres em todos os cargos e especialmente nos de liderança, onde ainda não exista uma situação de paridade;
– continuar a construir uma cultura meritocrática e inclusiva em todo o mundo ao garantir que todos os grupos étnicos são tratados por igual;
– fomentar as novas formas de trabalho remoto; eliminação das barreiras e estilos de gestão do passado; e criação de um ambiente global no qual os seus colaboradores se sintam confiantes consigo próprios, aprendam com os seus erros, falem e assumam riscos, com um espírito de confiança e respeito mútuo.
A JTI
A JTI é uma das principais empresas internacionais de tabaco e vaping, tendo uma estrutura de mais de 44 mil colaboradores e estando presente em mais de 130 países. Proprietária das marcas Winston e Camel em todo o mundo, exceto no mercado dos Estados Unidos, conta com a maior parte das vendas de ambas marcas. A sua sede é em Genebra, na Suíça. Pertence ao grupo empresarial Japan Tobacco.
O cluster JTI Iberia é constituído pelos mercados de Espanha, Portugal, Andorra e Gibraltar. Emprega mais de 750 pessoas, compreendendo todas as operações comerciais e de fabricação, e conta com quatro sedes, um centro global de excelência IT (tecnologias de informação) e o maior centro de produção industrial de tabaco em Espanha em grande escala, localizado na Ilha de Tenerife.
A JTI Portugal é o segundo player no sector do tabaco em Portugal e também aquele que mais cresce. Com uma equipa que triplicou nos últimos 10 anos e cresceu 40% nos últimos três, emprega 44 colaboradores com presença em todo o país.