A KCS Internacional celebra cinco anos neste mês de janeiro, com um crescimento e uma implementação assinalável em países como a Bélgica e o Luxemburgo. Trata-se da unidade da KCS iT que trabalha sobretudo em instituições europeias e de segurança, desenvolvendo projetos no sector privado nas áreas de banca, pagamentos, transportes e indústria.
Em junho de 2020 a KCS internacional passou a trabalhar diretamente com a NATO, num projeto de transformação digital estimado para três anos e pelo qual recebeu o mais alto grau de certificação de segurança «NATO Secret & Secret E. U. certified». A certificação é garantida pelo Gabinete Nacional de Segurança em Portugal.
A NATO encontra-se a atravessar uma transformação fundamental na forma como desempenha a sua missão, explorando de forma mais eficaz as tecnologias de informação e procurando uma reformulação dos seus processos corporativos. O sucesso da NATO e das suas operações militares dependem de uma infraestrutura de IT (tecnologias de informação) segura e resiliente e de aplicações de software eficientes. Qualquer ameaça a esta infraestrutura é considerada tão perigosa para a NATO como um ataque militar convencional.
A NATO Communications and Information Agency (NCIA) está no centro desta transformação digital. É responsável por adquirir, implementar e proteger os sistemas de comunicações da NATO, estando na linha de frente contra quaisquer ataques cibernéticos: fornecendo, mantendo e defendendo uma infraestrutura tecnológica necessária à defesa coletiva dos vários membros; disponibilizando ferramentas e know-how para a gestão e a comunicação dos dados de informação da operação; integrando a inteligência artificial e o machine learning na proteção e na gestão dos ativos de informação da NATO; aconselhando e implementando técnicas e práticas de transformação para obter o máximo de benefícios do investimento em IT.
O SMC – a área de service management and control – cobre todo o ciclo de vida dos serviços de suporte da NCIA (estratégia, design, transição, operação e melhoria contínua) na prestação de serviços e implementa e realiza a manutenção da plataforma corporativa de gestão de serviços, definindo os standards da forma de trabalhar e de colaborar em toda a NATO, incluindo a salvaguarda e a gestão de toda a rede de comunicações, cibersegurança e estabilidade da infraestrutura tecnológica da organização.
Graças ao governance do SMC, todas as unidades organizacionais conseguem trabalhar em conjunto, seguindo uma abordagem única suportada por ferramentas e processos que visam aumentar a eficiência e criar estabilidade e segurança tecnológica em toda a rede da NATO.
Tiago Farinha (na foto), diretor geral da KCS iT, referiu: «A expansão alcançada pela unidade KCS Internacional em cinco anos é a constatação de uma estratégia eficaz de procura de crescimento sustentado que temos vindo a desenvolver relativamente a esta vertente do negócio da KCS iT. O facto de integrarmos a equipa que tem como missão e responsabilidade garantir que todas as transformações relacionadas com os sistemas, as infraestruturas e as aplicações tecnológicas utilizadas pela NATO estão em condições para ser utilizadas e operar num ambiente estável, seguro e à prova de qualquer ameaça cibernética, valida o conhecimento e as soluções que temos para oferecer. Acreditamos que vamos continuar a trazer inovação aos nossos clientes, tornando as suas operações mais eficazes e seguras num ambiente mais complexo.»
Os objetivos para esta unidade em 2021 da KCS iT passam pela aposta em determinadas geografias, mantendo e crescendo o negócio na Bélgica, impulsionando o crescimento no Luxemburgo e solidificando ações em países da Escandinávia, no Reino Unido e na Irlanda. As oportunidades e os estímulos internacionais originados pela pandemia fizeram a tecnológica reforçar a aposta na área de nearshore com o lançamento da nova oferta.