A história da equipa da High Skills desde março

A formação já passou por várias transformações, e estes vírus levou-nos a uma nova transformação. Todos tivemos que adaptar-nos a novas tecnologias, inclusive a formação.

Texto: Paula Baptista

 

O segredo da formação é saber sempre ter uma boa aferição das necessidades do cliente, e para isso é preciso saber ouvir, ler e interpretar a informação que nos é dada. O passo seguinte é ter uma excelente coordenação pedagógica e um excelente recrutamento de formadores; sem uma bolsa de formadores com critérios bem definidos a formação não terá o impacto correto. A escolha de um formador perante o perfil do cliente, independentemente de ser uma empresa, uma entidade pública ou um particular, é fundamental, pois todos no final pretendem ter um retorno do seu investimento. É este ponto que se destaca para o formando.

Em 2007 já trabalhava com e-learning e tive acesso a uma plataforma de Harvard onde existiam aulas síncronas e módulos de suporte completamente em formato assíncrono. Passados 13 anos, vejo-me a ter que criar em Portugal as mesmas metodologias e aplicar os mesmos conceitos. Creio que este tem sido o nosso sucesso.

A High Skills não fechou, não entrou em lay-off, a equipa toda protagonizou a missão de levantar a cabeça e seguir em frente. No primeiro mês, selecionar na equipa de formadores quem daria formações à distância. Segundo passo, formá-los corretamente, tanto a nível tecnológico como a nível pedagógico: o objetivo principal era levar tudo o que é de uma aula presencial para uma aula à distância, o que foi conseguido em 90% dos casos, pois existem áreas que não são possíveis para o nosso conceito, como primeiros-socorros, formação de empilhadores e por aí fora.

Este formato permitiu juntar países, o que levou a um aumento da troca de experiências para todos. Tivemos sessões em português e outras em inglês; tivemos países de três continentes, fusos horários diferentes, várias culturas… E sentimo-nos gratificados pelo agradecimento que nos fizeram.

Em setembro retomámos a formação presencial. Foi gratificante, mas já não abandonámos mais esta experiência que ao longo de poucos meses, mas muito intensa, entrou na nossa vida.

A todos os que trabalham nesta área, com esta área e fora desta área, o que sugiro é que levantem a cabeça mesmo nos dias mais cinzentos e olhem para qual é o seu objetivo, e sigam em frente com o mesmo. Nunca deixem de acreditar, pois foi o que a equipa da High Skills fez. E se nós conseguimos, todos vocês também conseguem.

 

»»»» Paula Baptista é consultora estratégica de formação na High Skills

 

Foto: VG