Uma mão cheia de vinhos e um azeite virgem extra
Quinta do Pôpa celebra o Natal com seis novidades

Já com o espírito natalício presente, na Quinta do Pôpa sugere-se uma mão cheia de vinhos especiais – envergando novas colheitas – e o mais recente elemento da família – o azeite virgem extra – para a mesa, desfilando lado a lado com as típicas iguarias da Ceia de Natal.

Texto: Redação Human

 

«O Natal está a chegar e é tempo de nos invadirmos da luz e da esperança tão próprias desta época. O sonho comanda a vida e, dia-a-dia, importa que ergamos os braços e criemos um mundo cada vez melhor, celebrando cada gesto, por mais pequeno que seja.» Tudo isto se defende na Quinta do Pôpa, projeto duriense que tem como motto a tríade de palavras «dream, create, celebrate».

Imbuídos do lema que os move e do espírito natalício, os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira sugerem uma mão cheia de vinhos especiais – envergando novas colheitas – e o mais recente elemento da família – o azeite virgem extra – para celebrar o Natal. Perfeitos para a mesa, desfilando lado a lado com as típicas iguarias da Ceia de Natal, ou para oferecer, o desafio foi eleger uma emocionante seleção que promete deixar boas memórias, agora ou de futuro.

A abrir, com doçura, apresenta-se o ‘Pôpa Vinho Doce tinto (2019), a solo ou em maridagem com as entradas. Para acompanhar o famoso bacalhau ou o arroz de polvo, mais a norte, um copo de Pôpa Black Edition branco (2018) e, no prato, Pôpa Azeite Virgem Extra Premium (2019). A tradição aponta, na carne, para o peru ou para o cabrito, idealmente acompanhados pelos tintos Pôpa TN (2017) e Quinta do Pôpa Homenagem (2015), respetivamente. Numa época doce, no espírito e na boca, nada melhor que terminar o jantar e seguir para a sala na companhia de uma garrafa de Quinta do Pôpa Porto Vintage (2017).

Apenas um ou todos, estes e outros produtos da Quinta do Pôpa podem ser comprados em garrafeiras e lojas de Norte a Sul do país, mas também através do site da quinta (ver aqui), ao fazer-se membro do Pôpa Friends Wine Club (ver aqui). Uma nota para o facto de os vinhos da Quinta do Pôpa serem Conscious & Vegan Friendly.

 

Cinco vinhos e um azeite

– Pôpa Vinho Doce tinto 2019: Pioneira, a Quinta do Pôpa é detentora do primeiro vinho doce tinto no Douro. Naturalmente doce e com baixo teor alcoólico, é um tinto jovem, fresco e com aroma a mosto, o que nos remete para o tempo de vindima. Surpreendente, deve ser servido bastante frio e de forma descontraída.

– Pôpa Black Edition branco 2018: Um branco cosmopolita no resultado, mas tradicional na criação: feito de mistura de castas em Vinhas Velhas e vinificado em lagar, com pisa a pé, e estágio em barrica. Vibrante e persistente, com estrutura e centro de boca memoráveis, taninos em evidência e final de boca longo.

– Quinta do Pôpa Premium Azeite Virgem Extra: Em 2019, a Quinta do Pôpa estreou-se como produtora de azeite. Desta edição limitada nasceram 600 garrafas. Resultado das variedades Cobrançosa e Verdeal, o primeiro azeite da Quinta do Pôpa apresenta um perfil elegante, perfeito para finalizar empratamentos com alimentos de intensidades médias baixas, sopas várias e pratos de forno.

– Pôpa TN tinto 2017: Um Touriga Nacional em estreme, que provém de uma parcela selecionada e começa a ser desenhado na poda, sofrendo uma intervenção mínima na adega. Com um perfil fresco, complexidade q.b. e finesse, é lançado apenas em anos de exceção (para aquela vinha), reflete o terroir e o clima do ano em questão.

– Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2015: Depois das edições de 2009, 2011 e 2013, é agora tempo de transportar para a colheita de 2015 a mais um gesto de merecida homenagem ao grande sonhador, o avô (Zeca do) Pôpa. O ex-libris da Quinta do Pôpa reúne em si a tríade de castas Tinta Amarela, Touriga Nacional e Touriga Franca. Um poderoso Douro com estágio em barricas de carvalho francês, que concentra em si o melhor da vinha, da adega e das pessoas que nele trabalham da vinha ao copo.

– Quinta do Pôpa Porto Vintage 2017: Da homenagem (ao avô) ao tributo (ao pai), os irmãos Pôpa sempre tiveram o caminho bem definido. De olhos postos no vinho do Porto, o início do projeto deu-se com vinhos DOC Douro. Depois de 2016, 2017 enverga a segunda colheita deste licoroso que se destaca pela baixa doçura quando comparado com os seus pares. Equilibrado e fresco, com excelente estrutura, fruta intensa, expressiva e muito pura.