Um tinto diferenciador
Herdade das Servas estreia Parcela C

A família Serrano Mira acrescentou ao seu portefólio um novo single vineyard. Ambos tintos, o primeiro foi o Herdade das Servas Parcela V (da colheita de 2011, lançado em 2016) e agora segue-se o Herdade das Servas Parcela C, de 2016. Com origem na Vinha da Cardeira Velha, é 100% feito com uvas da casta Carignan, sendo por isso um tinto fresco e elegante, bem revelador da casta.

Texto: Redação Human

 

A família Serrano Miram proprietária da Herdade das Servas, no Alentejo, e da Casa da Tapada, nos Vinhos Verdes, tem um cuidado particular na preservação do património das suas vinhas velhas, procurando que se expressem na plenitude em vinhos cuidados e detalhados, como é o caso deste agora apresentado. Com origem em Espanha, é uma variedade de uva que se dá bem em regiões com muitas horas de sol e solos pouco férteis, fatores que limitam a produção e, por conseguinte, aumentam a qualidade e a longevidade dos vinhos a que dá origem. É uma casta vigorosa, com maturação tardia, película grossa e mosto de elevada acidez natural, que se reflete em vinhos frescos e elegantes.

Carignan foi uma casta bastante presente no Alentejo de outrora, quase extinta nos dias de hoje e pensamos que nunca antes foi engarrafada em estreme nesta região. Estamos perante uma estreia, num vinho que expressa terroir e viticultura de precisão com a assinatura da Herdade das Servas. Mais uma vez, a família Serrano Mira a demonstrar convicção em experimentar e arriscar o pioneirismo.

 

Da vinha ao vinho

O Herdade das Servas Parcela C tinto 2016 mostrar o carácter e a frescura das uvas de Carignan, neste caso, plantadas em vaso – logo, baixa produtividade –, numa parcela de 13 hectares, que data de 1974 e está na Vinha da Cardeira Velha. Depois de desengaçadas, as uvas fizeram a maceração pré-fermentativa durante 48 horas, em lagares de mármore. A fermentação foi feita em lagar e em cubas de inox com controlo de temperatura. Seguiu-se um estágio de um ano, em barricas novas de carvalho francês, e o merecido estágio em garrafa na cave da Herdade das Servas. Estamos perante um vinho límpido, de cor vermelho violeta e com aromas de ameixa, amora, figo e tosta de barrica. Fresco, elegante e estruturado, com notas de especiarias provenientes do estágio em carvalho francês, taninos ricos e final longo, revelando a elevada acidez natural.

A primeira edição deste tinto é limitada a cerca de 3.500 garrafas, que isoladamente custam 40 euros. O Herdade das Servas Parcela C tinto 2016 está também disponível em caixas de madeira de três garrafas com um preço de venda ao público de 120 euros.