Mobilidade
SEAT quer contribuir a projetar cidades zero emissões

A SEAT participa mais um ano no «Smart City Live 2020», o encontro anual sobre o futuro e as tendências de mobilidade das cidades. A micromobilidade da SEAT chegará à Grécia graças ao projeto do Grupo Volkswagen para transformar a mobilidade da ilha grega Astypalea. Desde o seu lançamento em Barcelona há três meses, a app de motosharing da SEAT MÓ já registou mais de 30.000 downloads.

Texto: Redação Human

 

A SEAT regressou à «Smart City Expo», o evento anual de análise das tendências futuras e de mobilidade das cidades, que este ano está a ser realizado 100% digitalmente. Lucas Casasnovas, diretor da SEAT MÓ, que se dedica ao desenvolvimento da estratégia de micromobilidade e dos serviços de mobilidade urbana, participou no evento.

Durante a sua intervenção, Lucas Casasnovas sublinhou que «a SEAT entende a mobilidade como um direito fundamental e sob essa convicção nasceu a SEAT MÓ», acrescentando que «analisar e compreender o comportamento e os hábitos dos cidadãos é essencial para oferecer soluções que se adaptem às suas necessidades».

Uma das mais recentes soluções que a SEAT MÓ lançou foi o seu serviço de motosharing em Barcelona, que conta atualmente com mais de 30.000 downloads na sua app. «Um cidadão passa, em média, cinco dias por ano em engarrafamentos e à procura de estacionamento. Barcelona é uma das cidades com mais motas da Europa, e aí vimos a janela de oportunidade para desenvolver o nosso projeto de motosharing para permitir que os cidadãos cheguem ao seu destino mais rapidamente, sem ruídos e sem emissões», disse o diretor da SEAT MÓ.

 

Mobilidade sustentável a pedido

Durante a sua intervenção, Lucas Casasnovas salientou ainda que não se deve falar apenas dos veículos, mas também das plataformas e dos hábitos de consumo. Desta forma, sublinhou: «Estamos a caminhar para um modelo mais flexível, como o pay-per-use. É por isso que estamos a oferecer um modelo baseado na mobilidade a pedido para que os utilizadores possam escolher a opção que melhor se adequa às suas necessidades: compra, subscrição por semanas ou meses, ou mesmo por minutos.»

Os grandes centros urbanos estão a adaptar-se para uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Os engarrafamentos, a falta de lugares de estacionamento ou o aumento das zonas de baixas emissões em muitas cidades europeias são apenas alguns dos grandes desafios enfrentados por governos, públicos e cidadãos e fabricantes de automóveis. Uma série de desafios que exigem uma grande transformação no campo da mobilidade, especialmente acelerada na sequência da Covid-19.

 

Uma ilha inteligente e sustentável

Para fazer parte ativa desta transformação, a SEAT participará num projeto liderado pelo Governo da Grécia e pelo Grupo Volkswagen para transformar a ilha grega de Astypalea para a sustentabilidade e mobilidade elétrica. A SEAT fará parte deste projeto oferecendo as suas eScooters 100% elétricas de forma a promover a micromobilidade totalmente elétrica na ilha.

Lucas Casasnovas sublinhou que, no futuro, imagina as cidades «mais sustentáveis, mais eficientes, mais silenciosas e com mobilidade multimodal em que coexistem diferentes soluções e produtos, tanto privados como públicos», salientando: «Esperamos que este projeto na Grécia sirva para lançar outros semelhantes em mais cidades. Esse é o nosso sonho: contribuir ativamente para a conceção de cidades e até ilhas descarbonizadas e zero emissões.»

O projeto, que terá início em 2021, consiste num plano de substituição dos transportes públicos atuais e privados por veículos elétricos, bem como construir as infraestruturas necessárias para tornar a mobilidade elétrica uma realidade na ilha e cuja energia é de origem renovável.

 

«Smart City Expo»: evento anual de mobilidade urbana da SEAT

Em 2018, a SEAT apresentou na «Smart City Expo» o primeiro veículo da sua história que não era um carro, mas uma scooter 100% elétrica. Desde então, a empresa não perdeu o encontro anual sobre as tendências da mobilidade urbana. Na edição do ano passado, a empresa introduziu o seu primeiro conceito de moto elétrica e anunciou a criação de uma unidade de negócio especificamente dedicada ao desenvolvimento da estratégia de micromobilidade ao nível dos produtos e serviços, incluindo a plataforma tecnológica desenvolvida em conjunto com a SEAT:CODE.

A Seat MÓ conta já com duas scooters elétricas, o SEAT MÓ eKickscooter 25 e 65, bem como o SEAT MÓ eScooter 125 e o serviço de motosharing em Barcelona.