Onboarding digital: prioridade para as empresas em tempos de pandemia

Não é novidade que a pandemia de Covid-19 veio alterar quase totalmente a realidade empresarial que conhecíamos – e com ela um aspeto fundamental, a gestão de pessoas. Muitos dos processos envolvidos na aquisição de talento estão agora a decorrer em contextos digitais e a um ritmo muito rápido. Assim, a Talentia Software, fornecedor especializado em soluções de software para gestão de rendimento financeiro e capital humano, aconselha a criação de um plano de onboarding digital. Fá-lo no artigo que publicamos a seguir.

 

Onboarding digital: essencial para a fidelização e a produtividade

De acordo com um estudo realizado pela Headway Executive Research, 75% dos colaboradores não têm boas memórias dos seus primeiros passos nas respetivas empresas. As divergências e os potenciais desajustes no processo de «aterragem» podem ser substancialmente reduzidos com um plano de onboarding adequado. Este programa de acolhimento deverá incluir:

– dar a conhecer as dinâmicas internas da organização;

– transmitir e ajudar a interiorizar a filosofia e a cultura corporativas;

– conhecer aprofundadamente as características do cargo que ocupa, assim como as suas funções e responsabilidades;

– localizar o colaborador no organograma geral, bem como a sua posição no respetivo departamento e em relação à restante equipa.

Atualmente é cada vez mais frequente recrutar talento noutros países recorrendo ao trabalho freelancer, uma realidade que se vai incrementar com a implementação generalizada do trabalho remoto. Assim, facilitar os processos acima descritos através de um plano de onboarding digital é mais eficiente, rápido e cómodo. Mas traz ainda mais benefícios: segundo o estudo «The true cost of a bad hire» do Brandon Hall Group, as empresas que têm um sólido processo de integração conseguem 82% de lealdade nas novas contratações e aumentam em mais de 70% os níveis de produtividade. Não se trata apenas de conceber um acolhimento «amigável» para novos talentos, mas sim criar um ambiente propício ao desenvolvimento de dinâmicas positivas para toda a equipa, a longo prazo.

 

Como conseguir um onboarding digital eficaz

Um onboarding requer certos elementos mínimos para poder ser considerado «bem-sucedido». Contar com uma ferramenta de software que permita conceber e implementar o plano – como o Talentia Recruiting & Onboarding (ver aqui) – permite a gestão centralizada de todo o processo, desde a identificação das necessidades e a planificação das etapas de recrutamento, até à gestão das propostas e dos diferentes processos de seleção. Deve também oferecer a possibilidade de implementar planos específicos para novas incorporações e formação ad hoc – neste caso com vista sobretudo ao inboarding, ou seja, para construir lealdade e melhorar o desempenho do talento da empresa.

É essencial que a ferramenta eleita para o onboarding digital conte com inteligência artificial, pois esta facilita o tratamento massivo de dados para a seleção do perfil mais apropriado. Além disso, proporciona ao recruitment manager indicadores de grande utilidade para a gestão remota de recursos humanos, que ultrapassam mesmo os processos de integração.

A nova sociedade que enfrenta esta pandemia tem de ser capaz de dar resposta aos novos desafios, e as empresas devem estar equipadas para o fazer também. Os recursos humanos talentosos vão continuar disponíveis, e contar com os melhores talentos vai ajudar na adaptação a este contexto em constante mudança. Assim, todos poderão sair vitoriosos num confronto que nunca deixou de ser competitivo.

 

A Talentia Software

Com mais de 3.600 clientes em 30 países, a Talentia Software é um fornecedor europeu de software líder de mercado, que opera na área financeira (accounting, financial performance) e de recursos humanos (payroll, human capital management). Para além de Portugal, comercializa, implementa e suporta diretamente as suas soluções em França, no Reino Unido, em Espanha, na Grécia e em Itália. A empresa também providencia as suas soluções através de uma ampla rede de canais parceiros ao longo da Europa e da América do Sul.