Formação na área da robótica colaborativa

Os robots colaborativos (cobots) – braços robóticos versáteis e fáceis de integrar, capazes de executar uma grande variedade de tarefas na indústria – estão a tornar-se cada vez mais populares nas empresas um pouco por todo o mundo. Segundo a Loup Ventures, até 2025, os cobots representarão 34% das vendas de robots à escala internacional e um volume de negócios de 13 mil milhões de dólares.

Este novo mercado de trabalho procura jovens profissionais preparados para as novas ferramentas da indústria 4.0, tais como impressão 3D, Inteligência Artificial ou Robótica Colaborativa. Para além da formação teórica, a prática com robots colaborativos revela-se essencial para os jovens que serão certamente chamados a trabalhar em projetos durante a sua aprendizagem ou no final dos seus estudos.

É neste contexto que a Universal Robots, totalmente apostada num processo de transmissão de conhecimentos às novas gerações, lançou um Kit de Formação UR para escolas superiores e de formação profissional que permite aos alunos interagir diretamente com um cobot na sala de aula e trabalhar com ele em situações reais.

O Kit de Formação UR integra um robot colaborativo, software de formação e simuladores e interfaces para que os estudantes enfrentem casos e problemas reais e se familiarizem com a programação de um cobot; materiais didáticos, para permitir aos jovens desenvolver os seus primeiros projetos em aplicações industriais simples, visão artificial e impressão 3D; e oferece sessões de formação para docentes e acesso à plataforma da comunidade educativa UR.

 

Uma oferta de formação completa

Para além do contacto direto com robots colaborativos na sala de aula, os alunos podem praticar em casa através da UR Academy, uma plataforma de ensino on-line que lhes dá acesso gratuito a cursos, webinars e tutoriais, com módulos que combinam vídeos interativos e simulações para a aprendizagem prática. Entre os conhecimentos básicos que podem adquirir destacam-se a configuração de efetores terminais, a ligação de entradas e saídas, a criação de aplicações básicas e a implementação das funções de segurança dos braços robóticos.

Miguel Oliveira, business development manager da Universal Robots para Portugal, assinala: «Sempre defendemos que o verdadeiro potencial da revolução tecnológica só pode ser alcançado se os robots e os humanos evoluírem em conjunto. É por isso que consagramos um grande esforço não só ao desenvolvimento de tecnologia de ponta, mas também, e sobretudo, à procura de um ponto de encontro entre os braços robóticos e os seus utilizadores. As interfaces intuitivas dos cobots da UR, a programação rápida e fácil da nossa gama e-Series e a aposta em soluções plug and produce são iniciativas que vão nessa linha. Uma formação de qualidade adaptada aos desafios em constante mudança da Indústria 4.0 é uma necessidade partilhada tanto pelas novas gerações de trabalhadores como pelo sector industrial, que procura encontrar talentos na área tecnológica.»

Mais informações sobre o Kit de Formação UR aqui.

 

A Universal Robots

A Universal Robots foi criada em 2005 com o objetivo de tornar a tecnologia robótica acessível através do desenvolvimento de robots industriais pequenos, flexíveis, fáceis de usar e a preços razoáveis, com os quais as pessoas pudessem trabalhar lado a lado em segurança. Desde 2008, a empresa registou um crescimento considerável graças aos seus braços robóticos colaborativos de fácil utilização à venda em todo o mundo. Com sede em Odense, na Dinamarca, a empresa faz parte da Teradyne Inc e possui filiais e escritórios regionais nos Estados Unidos, na Alemanha, em França, em Espanha, na Itália, no Reino Unido, na Polónia, na República Checa, na Roménia, na Rússia, na Turquia, na China, na Índia, em Singapura, no Japão, na Coreia do Sul, em Taiwan e no México. Em 2019, alcançou um volume de negócios de 248 milhões de dólares.