750 novas oportunidades de trabalho para jovens até 2025

A Nestlé Portugal vai apresentar no evento «The Future Needs Youth» os novos compromissos da iniciativa «Nestlé Needs Youth» para o período 2021-2025. No total destes quatro anos a companhia pretende criar mais 750 oportunidades de trabalho para jovens em Portugal. Este evento dedicado à empregabilidade jovem será realizado de forma virtual, decorrer hoje, dia 12 de novembro, às 14H00, no canal de Youtube da Nestlé Portugal (as inscrições para participação podem ser registadas aqui). Os participantes no evento podem habilitar-se a uma primeira experiência de trabalho na Nestlé

Lançada em 2014, a iniciativa «Nestlé Needs Youth» surgiu como uma resposta da Nestlé ao problema do desemprego jovem na Europa e propôs-se, nessa altura, criar 20.000 oportunidades de trabalho e de formação para jovens até aos 30 anos de idade no triénio de 2014-2016. A Nestlé Portugal tinha então o compromisso de criar 500 oportunidades de trabalho, o que foi largamente ultrapassado

Desde então e até hoje a Nestlé criou já em Portugal 2.149 oportunidades de trabalho, de estágio e de formação, tendo mantido uma relação de grande proximidade com diversas instituições de ensino, quer universidades, quer instituições de ensino técnico-profissional, e também com outras empresas parceiras de negócio, com as quais está a promover a empregabilidade dos jovens no âmbito da Aliança para a Juventude. Esta Aliança, criada também em 2014, conta em Portugal com 18 empresas de variados setores de atividade.

Paolo Fagnoni, diretor geral da Nestlé Portugal, refere: «Promover o emprego jovem é apostar na sustentabilidade das empresas, é abrir a porta a novas formas de pensar para a construção inter-geracional de um futuro mais sustentável. É isso que a Nestlé tem feito desde há 154 anos, 97 deles em Portugal: trazer para dentro da sua estrutura o talento que existe na sociedade para o desenvolvimento da inovação ao serviço do consumidor.»

Em todo este caminho, a Nestlé e os seus parceiros conseguiram criar em Portugal mais de 70 mil oportunidades de ingresso no mercado de trabalho aos jovens portugueses no âmbito da Aliança para a Juventude. São estas várias formas de integração das novas gerações nas empresas vão estar em debate no evento «The Future Needs Youth»; entre elas está o desenvolvimento das chamadas digital skills e das sustainable skills, mas também a readiness to work, ou seja, a redução de gaps entre as expectativas dos jovens em final de carreira académica e as reais necessidades das empresas.

Esta aproximação tem sido fortemente trabalhada, não só pela Nestlé mas também pelos seus parceiros de negócio que em Portugal integram a Aliança para a Juventude, quer através de CV clinics (sessões de coaching sobre como construir um curriculum vitae assertivo), quer com opens days (com convite aos jovens para irem às empresas), e também com a presença em feiras de emprego, para dar a conhecer o que as empresas estão a fazer para os seus consumidores e que oportunidades tem para que os jovens possam ingressar com o seu contributo, enriquecendo as empresas com as suas soft skills e com o seu agile mindset, algo que é também cultivado pela forma de trabalhar na Nestlé.

Além destas, a Nestlé tem ainda desenvolvido parcerias de ensino dual com escolas de ensino técnico-profissional, abrindo as suas operações – fábricas e centros de distribuição – para desenvolvimento das componentes práticas de cursos nas áreas de Eletrónica, Automação e Comando, Eletrónica e Telecomunicações, Instalações Elétricas, Manutenção Industrial, áreas nas quais o contexto destas fábricas e centros é muito proficiente.

Neste evento, onde participam também a Vodafone e a Jerónimo Martins, vão ainda ser debatidas as soft skills do futuro e o que estão as empresas a fazer para abrir espaço às novas gerações, sendo premiáveis a novas formas de pensar e de atuar na sociedade, mas também sobre novas formas de parceria entre empresas para potenciar a experiência do primeiro emprego. No debate destes temas estará a diretora de recursos humanos da Nestlé Portugal, Maria do Rosário Vilhena, a talent manager da Vodafone Portugal, Sandra Santana, e o diretor de recrutamento da Jerónimo Martins, Tiago Gonçalves

O evento é também uma oportunidade para os jovens expandirem a sua rede de contactos, conhecerem as prioridades e algumas das iniciativas de empregabilidade jovem que as três empresas participantes – Nestlé, Vodafone e Jerónimo Martins – têm em Portugal.