A Decode lançou um programa de responsabilidade social com o qual está a ajudar pequenas empresas e associações sem fins lucrativos, particularmente afetadas pela pandemia de Covid-19. A iniciativa, denominada Decode ON, não tem custos para os envolvidos e é realizada por profissionais experientes em transformação digital. Foi lançada em outubro, mês em que a empresa assinala o seu primeiro aniversário e tem no Cantinho da Tia Chalupa (ver aqui) a primeira entidade auxiliada, já com resultados visíveis.
O impacto da pandemia de Covid-19 fez-se sentir com severidade na economia, sobretudo em microempresas e em instituições que não tinham uma presença digital assegurada. Através do programa, a Decode identifica necessidades e dota os participantes de meios tecnológicos que lhes garantam uma maior proximidade com o seu público e um nível superior de resultados. Além do Cantinho da Tia Chalupa, o programa está já a ser implementado num segundo negócio de pequena dimensão. A Decode propõe-se ajudar outros quatro em 2021. As inscrições para o programa podem ser realizadas aqui.
No Cantinho da Tia Chalupa, uma microempresa especializada no fabrico e na comercialização de salgados e doçaria, foi implementada uma plataforma de e-commerce num sistema de gestão de conteúdos. O processo de digitalização do negócio envolveu um trabalho acrescido a nível de SEO (Search Engine Optimization) e Analytics. Após um mês de implementação da solução, a presença digital da «Tia Chalupa» levou a 1.008 visitas, que se repercutiram em mais 60% de encomendas, sendo que a sua faturação aumentou 57%. A Decode disponibilizou neste projeto uma equipa multidisciplinar, composta por gestor de projeto, developers frontend e backend, designers e analistas de dados.
João Reis Fernandes, diretor executivo da Decode, assinalou: «Qualquer empresa tem um dever inerente de procurar ajudar a sociedade que a rodeia, sempre com responsabilidade, na medida das suas possibilidades e da sua disponibilidade. Para nós, poder contribuir de uma forma direta, utilizando a nossa experiência e os nossos serviços, colocando-os ao dispor sem custos a alguém que, de outra forma, não conseguiria ter uma presença digital, é algo que nos motiva e confere um sentimento de orgulho por ver o nosso trabalho a ter um impacto positivo nas pessoas. É a forma ideal de celebrarmos o nosso primeiro aniversário.»
De facto, a Decode celebrou na última semana de outubro o primeiro aniversário. Com mais de 35 colaboradores, 15 clientes e break even superado, teve em 2020 um ano de crescimento. Tal foi possível devido a uma oferta delineada na sua génese onde os serviços e os modelos organizacionais de trabalho remoto eram a sua base. A empresa preserva os três eixos de atuação – Decode Software Development, Data Strategy e Digital Experiencies – e a sua missão de ajudar colaboradores e clientes a atingirem os melhores resultados em contextos desafiantes.
Empresa de tecnologias de informação e inovação, a Decode promove um posicionamento disruptivo e uma oferta especializada, ligada à transformação digital, apostando em serviços descentralizados. Integra o grupo internacional HIQ Consulting, que tem mais de 5.600 colaboradores em 10 países europeus a desenvolver a inovação de negócios e empresas de ação global.