Uma parte integrante de uma organização
A solidariedade

No mundo inteiro, das organizações pequenas às grandes, todas estão a ser atingidas pelos efeitos da pandemia, algo que tem causado mudanças de estratégia e mesmo despedimentos. Ao tentar proteger estes negócios e empregos é fácil perder de vista do ecossistema de pessoas que nos rodeia, das comunidades e das associações não-governamentais que estão a desenvolver trabalho solidário crucial para manter a economia em movimento nesta altura.

Texto: Francisco Miranda Duarte

 

No entanto a sobrevivência a longo prazo de muitas organizações prende-se fortemente com a prosperidade de todo o ecossistema. E por isso é preciso saber fomentar a solidariedade organizacional, em toda as suas vertentes. As empresas e organizações devem saber reconhecer que ajudar é algo que vai para lá da tradicional doação de dinheiro, podendo-se refletir em aliviar outros problemas sociais que vão para lá do apoio monetário.

Atualmente, muitas empresas reconhecem a importância de serem solidárias. Mas de modo a que seja mais simples de compreender, é importante saber quais os benefícios, trazidos para as organizações, de ser solidário.

 

Aumentar o espírito de equipa

É um facto que quando fazemos algum de bom por outrem nos sentimos bem. E ao sentirmo-nos bem no trabalho é mais provável termos uma atitude positiva em relação ao cargo e à empresa. A felicidade aumenta a produtividade em 12%, o que por consequência melhorará as hipóteses de reter a sua força de trabalho e atrair novos colaboradores.

Este é o segredo do sucesso do modelo de negócio filantrópico: ao incentivar as empresas a olharem para além dos seus KPIs (key performance indicators), gera-se lucro para construir um ambiente positivo e mais generoso. Os colaboradores sentir-se-ão orgulhosos por impactar as vidas dos que mais necessitam, o que gera uma impressão positiva sobre a organização.

 

Focar positivamente a organização

De acordo com um estudo, os millennials gastam 70% mais em organizações que apoiam causas que importam para eles.

Neste sentido, solidariedade social é algo pode ser pensando como um novo canal de marketing – a filantropia é uma importante forma de elevar o perfil da organização e melhorar a reputação junto das audiências.

 

Ajudar a comunidade

Responsabilidade corporativa não tem de ser necessariamente feita a uma escala nacional. Ser solidário com a comunidade imediata tem também múltiplos benefícios para negócios, particularmente se se operar a nível local.

A reputação local é importante e aumentará a perceção pública da organização. Adicionalmente, os esforços de angariação de fundos ou voluntariado poderão criar relação com clientes ou futuros clientes, fomentando oportunidades adicionais para crescimento da organização.

A solidariedade organizacional pode parecer um conceito relativamente novo, mas a verdade é que já existe há algum tempo. Data do início do século XX, quando George Cadbury, fundador da famosa marca de chocolates Cadbury, começou no ano de 1900 o fundo monetário Bournville Village, para dar condições de vida seguras e confortáveis aos seus trabalhadores.

Mas para que o conceito seja atualizado aos tempos de hoje, é importante reter que a inovação leva a avanços no sector comercial e no sector solidário. Os maiores avanços vêm não de abordagens incrementais, mas de novas e diferentes abordagens. A maneira mais poderosa de criar valor social é desenvolver novas formas de responder a novos problemas e disseminá-las.

 

»»»» Francisco Miranda Duarte é diretor geral da Ordem da Trindade, uma instituição privada de solidariedade social (IPSS) sem fins lucrativos.