Banco Santander Consumer Portugal com nova sede

O Alagoa Office & Retail Center, localizado em Carcavelos, nos terrenos da antiga fábrica Legrand, foi o local escolhido pelo Banco Santander Consumer Portugal (BSCP) para instalar a sua nova sede. Pela forma como está concebido, este novo espaço, mais moderno e colaborativo, dispõe de 2.900 metros quadrados e tem capacidade para receber até 250 pessoas. As novas instalações permitem uma melhor comunicação entre equipas, fomentando o trabalho e a interação contínua entre áreas funcionais.

Nuno Zigue, chief executive officer (CEO) do Banco Santander Consumer Portugal, assinalou: «A nova sede em Carcavelos tem um papel-chave na transformação em curso do BSCP, que se foca essencialmente na digitalização. A digitalização da economia e do consumo exige bancos mais eficientes, mais rápidos e mais próximos das pessoas. A resposta a essa exigência impõe um desafio de transformação que não se resume a aspetos tangíveis. Também as culturas, as organizações e os modos de trabalho terão de acompanhar o movimento. É determinante que os ambientes de trabalho dentro dos bancos, para além de garantirem o bem-estar e o compromisso dos seus colaboradores, favoreçam o espírito de colaboração, a agilidade de processos e a sensação de partilha de valores e objetivos comuns, pelo que esta mudança é um motivo de orgulho para a nossa comunidade de colaboradores, de parceiros e de clientes.»

O conceito «todos a bordo» foi imperativo nesta renovação. O BSCP garante transporte coletivo diário desde o centro de Lisboa até às novas instalações em Carcavelos. Sandra Faustino, diretora de recursos humanos do Banco Santander Consumer Portugal, refere: «Queremos aproveitar os benefícios e as facilidades que a Câmara de Cascais proporciona aos seus munícipes e a quem trabalha no concelho, como por exemplo o acesso gratuito aos transportes dentro do concelho, que inclui também a utilização de alguns veículos elétricos, como bicicletas e trotinetes. Em suma, acreditamos que esta mudança irá projetar o banco para o futuro, reforçando a cultura Santander e assegurando que os nossos colaboradores usufruirão de uma cada vez maior e melhor experiência no seu local de trabalho.»

Desenhado com o objetivo de promover a colaboração, a comunicação e a eficiência, com especial enfoque na saúde e no bem-estar dos colaboradores, através de um espaço de trabalho acolhedor e moderno, as novas instalações do Banco Santander Consumer Portugal têm agora áreas de co-working e media scapes que promovem o trabalho colaborativo, phonebooths para conversas privadas e salas preparadas com um sistema audiovisual para melhor partilha de conteúdos (que permitem a utilização das plataformas de Zoom ou Teams).

Foi ainda projetada uma área social e de lazer, onde está instalada uma cafetaria para as refeições, que pretende fomentar o convívio entre os colaboradores, dispondo de sofás, poufs, uma mesa de matraquilhos e, muito em breve, uma play station para momentos de descontração. Adicionalmente, esta zona assume-se como um espaço polivalente, podendo ser dividida e por isso utilizada também para conferências, workshops ou formações.

No último andar do edifício há um rooftop com vista para o mar, para descontrair ou incentivar a criatividade de todos os colaboradores.

«É o reflexo da nossa cultura, um banco mais simples, próximo e justo», afirma Sandra Faustino, acrescentando que «os espaços foram desenhados a pensar num ambiente open space, sem barreiras e igual para todos». O principal objetivo foi criar uma comunidade ainda mais forte e unida, que terá como espaço de trabalho um smart office. Neste novo espaço não existem gabinetes particulares. A diretora de recursos humanos do banco frisa: «O que está definido para o CEO é igual para todos os colaboradores. Os managers estão junto das suas equipas, sentados lado a lado. A intenção é claramente retirar os benefícios da proximidade das equipas, mas respeitando ao mesmo tempo a singularidade de cada um e o seu espaço.»

A nova sede do Banco Santander Consumer Portugal dispõe ainda de um posto médico para maior suporte às necessidades de saúde, criado por sugestão e pedido dos colaboradores, e balneários, para quem pretenda aproveitar de forma saudável o que a zona envolvente tem para oferecer, seja a prática de surf ou um simples mergulho na praia, corrida ou passeios pelo Jardim da Alagoa.

A cerimónia de inauguração da nova sede do banco realizou-se na passada quarta-feira, dia 4 de novembro, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do vice-presidente da mesma câmara, Miguel Pinto Luz, do presidente da Junta da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, Nuno Alves, do CEO do Banco Santander Consumer Portugal, Nuno Zigue, e da diretora de recursos humanos do banco, Sandra Faustino.