SEAT revelou as suas propostas mais inovadoras durante o Dia da Inovação
Espuma e arroz para viaturas mais sustentáveis

Através de um formato híbrido, a empresa revelou ontem algumas das ideias, das visões e dos projetos que prometem ser o futuro da indústria automóvel. Tudo se foca em aspetos como a sustentabilidade, a tecnologia, a eletrificação ou a realidade virtual aumentada.

Texto: Redação Human

 

A SEAT celebrou a segunda edição do Dia da Inovação, um evento inspirador focado em identificar e incentivar o espírito de inovação entre os colaboradores da própria empresa. Através de um formato híbrido, que combina atividades e sessões on-line com sessões presenciais, a empresa revelou ideias, visões e projetos que podem traçar o futuro da indústria automóvel.

Peças de automóveis feitas com gás e arroz para obter veículos com menos plástico e mais sustentáveis; aplicações de realidade virtual e realidade imersiva para reduzir o tempo e otimizar o design e os processos de fabrico de um automóvel; e um programa de simulação de imagem altamente realista desenvolvido internamente são alguns dos projetos que os participantes viram no Dia da Inovação.

O evento foi organizado em três partes. A primeira foi uma cimeira presencial, com até 50 projetos, onde os colaboradores puderam conhecer os principais projetos inovadores que surgiram ao longo do último ano e interagir com os seus criadores. A segunda parte foi constituída por palestras sobre inovação, lideradas por especialistas, sobre temas como a inteligência artificial, a inovação em tempos de crise, ou a inovação para as gerações mais novas, entre outras. Por último, cinco grupos de trabalho aplicaram metodologias inovadoras para tentar resolver desafios corporativos relacionados, por exemplo, com novas opções de mobilidade, veículo conectado ou experiência de utilizador.

Xavier Ros, vice-presidente para recursos humanos da SEAT, afirmou: «A inovação é um catalisador para a SEAT de duas formas: por um lado, permite-nos a curto prazo evoluir para novos processos e implementar novas formas de trabalho mais eficientes que se traduzem em valor e impacto nos resultados da empresa; por outro lado, permite-nos criar novos produtos, serviços e formas de fazer com que isso se torne em fatores diferenciadores para o nosso negócio amanhã.»

 

Inovação sustentável

Uma das inovações mais destacadas que a SEAT revelou durante o evento foi a Ku-Fizz, uma tecnologia de enchimento de espuma física que reduz o peso das peças de plástico, melhorando as tecnologias atuais. Consiste em injetar gás entre as camadas de algumas partes do veículo, que posteriormente se transformam em espuma. Desta forma, é utilizado menos plástico e material de injeção, atenuando o peso das peças e reduzindo, ao mesmo tempo, a pegada de carbono, o tempo de produção e os custos.

Por outro lado, Oryzite é um projeto piloto de inovação baseado na economia circular que investiga a utilização de casca de arroz para substituir os produtos plásticos, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono. Mais de 700 milhões de toneladas de arroz são colhidas em todo o mundo todos os anos. 20% são cascas de arroz, cerca de 140 milhões de toneladas que são, na sua maioria, deitadas fora. Esta nova matéria-prima está a ser testada nos revestimentos do SEAT Leon. Os ensaios consistem na modelação de algumas partes do automóvel, como o revestimento da bagageira, o duplo piso de carga da bagageira ou o forro do teto com cascas de arroz misturadas com poliuretanos e polipropenos. À primeira vista, não diferem de forma alguma das fabricadas com tecnologia convencional, mas na realidade pesam muito menos.

 

Inovação em tempo real

Data Driven I&D é um projeto de aplicações e software personalizado que permite integrar todos os dados gerados na área de investigação e desenvolvimento (I&D) para trabalhar neles em tempo real, graças à informação online que é gerada. Assim, esta tecnologia facilita uma tomada de decisão mais rápida e baseada em dados melhorando a eficiência do processo.

Envolve uma nova forma de trabalhar que utiliza os benefícios da cloud computing para alcançar a operabilidade adaptativa, com base num sistema de alertas e notificações ao vivo. Este modelo pode ser aplicado a qualquer projeto ou área que necessita de informação técnica: business analytics, data governance, app factory, business performance, organization e culture transformation.

 

Realidade virtual para montagem de peças

A ferramenta AVASim é um simulador de montagem de realidade virtual muito simples, que é usado na fase de conceção do protótipo de veículos e que permite detetar dificuldades na montagem de algumas peças. Assim, mostra se os pontos de colisão ocorrem e responde tecnicamente às forças de ação e reação de forma táctil. Permite exportar informações das colisões para um relatório, com o objetivo de analisar problemas na montagem de peças numa fase inicial, de modo a que possam ser resolvidos antes da construção física

 

Criações realizam-se

Moonkey é um programa de design que permite simular imagens com um nível de realismo até agora nunca antes visto. É capaz de automatizar a criação de vídeos e imagens de computer graphics, através de software que foi desenvolvido por uma equipa de codificadores e designers da SEAT.

Esta poderosa plataforma de criação 3D de última geração apresenta um dos melhores motores gráficos da indústria e suporta pipelines off-line e em tempo real. Moonkey foi recentemente utilizado pela empresa quando foi anunciado que o modelo 100% elétrico el-Born será lançado sob a marca CUPRA, com um vídeo que foi feito inteiramente com esta tecnologia. Além disso, oferece uma vasta gama de cenários, geometrias e bibliotecas de materiais que permitem, em poucos minutos, posicionar e animar automaticamente os modelos da marca nos mais diversos ambientes.

Ao mesmo tempo, os participantes no Dia da Inovação puderam conhecer e aprender em primeira mão algumas das mais recentes funcionalidades aplicadas aos veículos e aos conceitos da marca CUPRA: ecrãs ajustáveis no interior do automóvel para o condutor e os passageiros, bem como conteúdos personalizados para cada um; altifalantes e conectividade individual; e bancos em couro que usam perfurações 3D no interior para dar um carácter mais de escultura ao design, entre outros.

 

Inovação durante todo o ano

O Dia da Inovação tem sido também o fórum para o lançamento da SEAT INNOVA, uma plataforma de networking e inspiração, que liga os colaboradores de diferentes áreas e revê projetos anteriores, ao mesmo tempo que permite a participação em desafios, workshops e palestras sobre todas as áreas da empresa.