Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2016
Muitos, muitos elogios

Apenas produzido em anos de qualidade excecional, a nova edição do Quinta do Crasto Vinha da Ponte já reuniu o consenso da crítica nacional e internacional, com pontuações recorde e muitos, muitos elogios.

Texto: Redação Human

 

Com apenas 1,96 hectares, a emblemática Vinha da Ponte, uma das vinhas centenárias da Quinta do Crasto (mais de 100 anos), é um raro exemplar do terroir de excelência do Douro. A exposição solar privilegiada com orientação sudeste, o solo de xisto de elevada «pedregosidade», a diversidade de castas plantadas e o baixíssimo rendimento por planta conferem à Vinha da Ponte características únicas para a produção de vinhos com grande estrutura e complexidade.

As uvas desta vinha, que deve o seu nome a uma antiga ponte romana que se mantém preservada na propriedade e lhe está contígua, destinam-se habitualmente à produção do clássico Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas. No entanto, em anos em que a colheita se revela de qualidade excecional, a equipa de enologia reserva as uvas para a produção de um vinho que expressa, em exclusivo, todo o carisma e potencial da vinha.

É assim que nasce o Quinta do Crasto Vinha da Ponte, um «monovinha» feito pela primeira vez em 1998. Desde então, foram apenas lançadas nove edições (1998, 2000, 2003, 2004, 2007, 2010, 2012, 2014 e 2015), às quais se junta o Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2016, ano clássico para o Douro. À responsabilidade de superar a linhagem de luxo que o antecede, a colheita de 2016 respondeu com a pontuação mais alta de sempre (para o Vinha da Ponte) na escala de Robert Parker, com 96 pontos (de 0 a 100). Entre a crítica nacional, conquistou uns expressivos 19,5 pontos (de 0 a 20).

Na base deste vinho está um estágio em barricas de carvalho novas, onde permaneceu cerca de 20 meses, sendo que o lote final é proveniente da melhor seleção de barricas. O resultado é um vinho marcado pela cor violeta carregada e pelos elegantes aromas a frutos silvestres, bem integrados com frescas notas de especial e suaves nuances de cacau.

Na boca revela-se equilibrado, evoluindo para um vinho de grande volume e estrutura sólida, onde se pode encontrar tanino de textura aveludada. Harmonioso, fresco e muito persistente, este é um vinho de terroir que exprime a complexidade e q profundidade da Vinha da Ponte.

O Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2016 já se encontra disponível nas principais garrafeiras nacionais, com um preço de venda ao público (PVP) de 199 euros. A distribuição em Portugal é exclusiva da Heritage Wines.

 

A Quinta do Crasto

Situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais 75 são ocupados por vinhas. Com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século.

Os importantes investimentos realizados nos últimos anos permitiram modernizar as vinhas e as instalações de vinificação, garantindo assim a produção de vinhos de mesa de elevada qualidade tais como os Crasto Branco e Tinto, o Crasto Superior, o Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas, os Monovarietais (Tinta Roriz e Touriga Nacional) e os Monovinhas (Vinha da Ponte e Vinha Maria Teresa), bem como categorias especiais de Vinho do Porto (Finest Reserve, LBV, Vintage e Colheita). A Quinta do Crasto dedica-se também à produção de azeites de categoria superior, contando com duas referências: Azeite Premium e Azeite Selection.