Atelier Rita Rivotti
Uma medalha de prata nos Pentawards

A distinção foi atribuída à edição limitada do Vale D. Maria Very Old Tawny Porto 1969, naquela que é considerada a maior competição mundial de design de embalagens.

Texto: Redação Human

 

O design português voltou a subir ao pódio dos Pentawards, o mais importante e disputado concurso do setor a nível mundial – há mesmo quem o defina como os «óscares» do design. Em destaque está o Atelier Rita Rivotti, que voltou a marcar presença na competição, desta vez trazendo para Portugal uma medalha de prata, na categoria «Luxo», pelo projeto Vale D. Maria Very Old Tawny Porto 1969.

Na base da distinção está a elevada pontuação atribuída à qualidade do design, à criatividade e à conexão emocional com o consumidor. A inspiração chegou da emblemática Quinta Vale D. Maria, uma propriedade histórica na região do Douro, e na arte secular que preserva para o envelhecimento do Vinho do Porto. Tradicionalmente, este processo decorre em cascos de madeira durante décadas, onde o vinho repousa e evolui até atingir todo o seu potencial para ser desfrutado.

Foi assim a colheita de 1969, que a Quinta Vale D. Maria decidiu partilhar com o mercado. Pela sua qualidade excecional, o Atelier Rita Rivotti foi desafiado a criar uma embalagem especial e exclusiva que transmitisse a sofisticação e delicadeza deste produto. A escolha foi uma garrafa em forma de ovo, símbolo da origem e transformação, para evocar o período de estágio a que o vinho foi submetido. Este «ovo» foi depois colocado num elegante estojo de madeira, decorado com uma réplica da chapa de estêncil (técnica artesanal milenar em que a tinta branca passa através de uma chapa para marcar a madeira).

Rita Rivotti não esconde «o orgulho que se vive no atelier», sobretudo por voltar a ser distinguido nos Pentawards, assinalando: «Sentimos que este tipo de prémios é muito mais do que um reconhecimento ao nosso trabalho, mas antes o reforço do posicionamento do talento português a nível internacional. Falo do design, claro, mas sobretudo do design no vinho, que tem marcado, nos últimos anos, os projetos portugueses em competição.»

O projeto de Rita Rivotti é a primeira agência de design em Portugal dedicada exclusivamente à criação de marcas de vinhos.

De assinalar que reconhecer a excelência no design é o compromisso dos Pentawards desde o seu ano de fundação, em 2007. Na sua edição mais recente, realizada em formato on-line, contaram com um renovado painel de jurados, composto por 30 designers e diretores criativos de grandes empresas, que representaram 18 países.