Uma mentalidade estratégica

Se alguma coisa na qual trabalha não está a correr bem, qual é habitualmente o seu próximo passo? Afunda-se na deceção por não atingir o seu objetivo ou pensa em como poderia abordar a sua tarefa de forma diferente?

Texto: Tyler Parker

 

Uma opção melhor poderá ser utilizar uma mentalidade estratégica para navegar em situações difíceis, explorando outras possibilidades e enfrentar o problema.

Como resultado, as pessoas tendem a construir estratégias mais eficazes em diversas áreas das suas vidas. Geralmente progridem em direção aos seus objetivos – profissionalmente, ao nível educacional ou relacionados com a sua saúde – e lidam com tarefas desafiantes com maior eficiência. Patricia Chen, professora assistente do Departamento de Psicologia da NUS (National University of Singapore) e os seus colaboradores na Stanford University, incluindo Carol Dweck, concluíram em estudos realizados nos Estados Unidos, que incluíram mais de 860 estudantes universitários e adultos empregados (ver aqui), o seguinte:

«Até agora, não tínhamos entendido a razão pela qual algumas pessoas usam as suas estratégias na hora certa mais do que outras pessoas. Desenvolvemos a nossa pesquisa sobre a mentalidade estratégica para explicar o motivo pelo qual isso acontece.» (declarações de Patricia Chen)

Assim sendo, a sua próxima pergunta poderá ser: conseguem as pessoas aprender a ter uma mentalidade estratégica?

Sim, podem. Na experiência de Patricia Chen, um grupo participou numa sessão de formação onde aprendeu sobre mentalidade estratégica. Após a reunião, os membros do grupo receberam uma nova tarefa desafiante para ser concluída o mais rápido possível. Aqueles que participaram na sessão de formação foram muito mais eficazes na realização da difícil tarefa e concluíram-na muito mais rápido.

Poderá agora estar a considerar desenvolver uma mentalidade estratégica, mas como fazê-lo? Dweck, um professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Stanford, afirma: «Existem pontos-chave em qualquer pesquisa desafiante que exigem que as pessoas recuem e desenvolvam novas estratégias. Uma mentalidade estratégica poderá ajudá-los a fazer exatamente isso.»

Da próxima vez em que estiver perante uma situação difícil, pergunte-se: «Existe outra abordagem que eu possa usar para resolver este problema?»

 

 

»»»» Tyler Parker é communications and community engagement coordinator da ICF – International Coaching Federation). Este artigo foi publicado originalmente no blogue da ICF, em inglês, aqui. A tradução para a língua portuguesa foi assegurada pelo Comité de Comunicação da ICF Portugal.