The Lisbon MBA com parceria com a Galp

O The Lisbon MBA Católica | Nova realizou uma parceria com a Galp para a implementação da iniciativa «International Consulting Lab», que permite aos seus alunos desenvolver um projeto de consultoria internacional.

Respondendo aos desafios climáticos e energéticos, a Galp está empenhada em avançar rumo a uma economia de baixo carbono. Na sua ambição de ter um papel determinante na transição energética, lançou o desafio ao The Lisbon MBA para implementação de um projeto de consultoria no mercado de combustíveis de baixo carbono no mercado brasileiro.

Os alunos do International MBA do The Lisbon MBA trabalharam em parceria com os alunos do MBA do Insper, em São Paulo, escola parceira do The Lisbon MBA. Este projeto de consultoria está inserido no programa de action learning do The Lisbon MBA, em que os alunos têm a oportunidade de implementar em ambiente real a sua aprendizagem. O «International Consulting Lab» é realizado desde 2011 em parceria com MBAs de topo internacionais, como Fudan, na China, Egade, no México, e Insper, no Brasil.

O «International Consulting Lab» reflete a forte componente internacional que caracteriza o The Lisbon MBA, da qual se destaca o «Programa de Imersão», do MIT (Estados Unidos), com foco no empreendedorismo e na inovação, e o corpo docente de renome internacional, proveniente das três universidades de topo (Nova SBE, Católica-Lisbon e MIT Sloan), permitindo aos alunos desenvolverem uma visão global, essencial para prosperarem num mundo como o atual.

Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA Católica | Nova, referiu a propósito da parceria: «É uma ótima oportunidade para expor os nossos alunos a um ambiente internacional multicultural, a trabalhar num caso real de negócios, além de proporcionar a oportunidade de expandir o networking. A realização do ‘International Consulting Lab’ permite fortalecer internacionalmente as relações entre o The Lisbon MBA, o mundo corporativo e as melhores escolas de negócios. Na perspetiva das empresas, é interessante o acesso ao talento global das prestigiadas business schools, para desenvolvimento de um projeto à sua escolha, coordenado e implementado por professores do The Lisbon MBA e da escola de negócios parceira, neste caso o Insper em São Paulo, no Brasil.»

A escolha da equipa que desenvolveu este projeto foi realizada através de um rigoroso processo de seleção, sendo este ano composta por seis estudantes, três do The Lisbon MBA e três do Insper, acompanhados por um professor de cada instituição. No dia 27 de agosto foi apresentada a conclusão do trabalho à Direção da Galp.

Susana Quintana Plaza, administradora da Galp, assinalou: «A parceria com o The Lisbon MBA permite-nos dispor do melhor talento no desenvolvimento de um projeto de sustentabilidade, desafiando as capacidades de gestão, inovação e trabalho em equipa de um grupo de alunos em defesa da transição energética e de um futuro com combustíveis limpos. Esta iniciativa enquadra-se nos objetivos da Galp para contribuir para uma economia mais descarbonizada e rumo à neutralidade climática.»

Por sua vez, José Geraldo Setter Filho, professor que acompanhou os alunos de MBA do «International Consulting Lab», do Insper, partilhou: «Esta é uma excelente oportunidade para os alunos vivenciarem experiência prática e hands on, lidando com um problema real do mundo dos negócios. Além disso, interagindo numa equipa de carácter multinacional, têm o desafio de alcançar sinergias no trabalho em grupo, procurando alternativas face a uma situação não trivial no contexto do ambiente corporativo e dentro de um prazo limitado. A experiência como um todo contribui para a preparação dos alunos para alçarem voos mais altos nas suas carreiras profissionais, sem esquecer o networking construído ao longo desse percurso.»

O The Lisbon MBA International é um programa intensivo de 12 meses para profissionais de alto potencial que pretendem melhorar as suas carreiras, concentrando-se exclusivamente numa experiência transformacional. Em 2020, a turma do full-time teve 62% de alunos internacionais, de 18 nacionalidades diferentes. Através do programa, os alunos podem desenvolver uma visão global e expandir a sua experiência educativa em três continentes em apenas um ano, tendo aulas na Católica-Lisbon e na Nova SBE, na Europa, no MIT Sloan nos Estados Unidos, e realizando um estágio ou participando no «International Consulting Lab» noutro continente.