A Universidade Europeia, o IADE e o IPAM vão inovar no ensino, procurando a partir deste ano letivo diferenciar-se pelo seu novo modelo académico, denominado Experiential Learning Hyflex. Para responder aos desafios do presente e antecipar as necessidades de aprendizagem do futuro nas suas dimensões tecnológicas, o novo modelo de ensino da Universidade Europeia, do IADE e do IPAM combina as fundamentais aulas presenciais (que se mantêm como o pilar de atuação, mas que se tornam cada vez mais práticas e personalizadas), com as necessárias aulas à distância e a digitalização dos conteúdos, garantindo aos estudantes uma experiência de ensino imersiva e o acesso permanente à informação.
Assente no princípio de problem-based learning, o novo modelo de ensino, mais personalizado e centrado no estudante, procura fomentar os princípios de qualidade, internacionalização, tecnologia e aproximação às empresas e ao mercado de trabalho. O objetivo é preparar o estudante para ser um profissional global, com todas as competências para alcançar o sucesso profissional em qualquer parte do mundo.
O Experiential Learning Hyflex assume-se como uma jornada que combina o conhecimento humano e a tecnologia mais avançada. É um modelo académico flexível e personalizado que utiliza tanto a sala de aula física como as plataformas virtuais, redesenhando o ambiente de aprendizagem, permitindo o ensino tanto no campus como à distância.
Francisco Teixeira, o diretor-geral, realça: «As nossas instituições têm-se distinguido pela aposta na qualidade, na internacionalização e na metodologia de ensino exigente e próxima da realidade empresarial, que visa a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, preparando-o para uma carreira internacional.» E acrescenta: «Com a introdução do modelo académico Experiential Learning Hyflex, pretendemos distinguir-nos ainda mais pela oferta académica inovadora e de referência, que aposta na autonomia do estudo, nas aulas flexíveis e na possibilidade de os estudantes usufruírem de conteúdos exclusivos que estarão permanentemente disponíveis através do seu telemóvel ou do computador, em qualquer lugar.»
Para a implementação do novo modelo académico, mais personalizado e dinâmico, a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM capacitaram tecnologicamente os seus campus em Lisboa – Quinta do Bom Nome (Carnide), Santos e Lispolis – e no Porto. Paralelamente, houve um investimento nas salas de aulas, adaptando-as às atuais exigências, e em blocos digitais, isto é, em conteúdos digitais, masterclasses, webinars e workshops on-line que permitem aos estudantes aprender com os melhores profissionais de cada indústria. Para dar a conhecer este modelo académico foi criada uma página específica, por instituição (ver aqui).
Vídeo abaixo.