Com o novo SEAT Leon
Mindfulness ao volante

Voltar ao trabalho após as férias pode ser difícil, mas o percurso até ao escritório a conduzir pode ser uma oportunidade para afastar o stresse. O mindfulness é uma disciplina de autoconsciência que ajuda a pessoa a sentir-se melhor e contribui para uma condução eficiente e segura. A luz ambiente do novo SEAT Leon permite variar a intensidade e o tom da iluminação, aumentando o conforto e a segurança.

Texto: Redação Human

 

Com o regresso ao trabalho, o stresse pode tornar-se mais um parceiro de vida. A pressa, a rotina… tudo contribui para o nosso humor. Assim, longe de aumentar o nível de ansiedade, conduzir para o escritório ou a voltar para casa é o momento perfeito para aliviar o nervosismo, parar o piloto automático da nossa mente e concentrar todos os nossos esforços na condução. Como? Segundo a SEAT, com mindfulness.

 

Atenção plena

«O mindfulness consiste em ensinar o cérebro a focar-se numa única função para que possa dedicar-lhe a atenção total», explica Emmy Smit, psicóloga e formadora de mindfulness na ITAE Empresas e colaboradora do Centro de Assistência e Reabilitação Sanitária SEAT Cars. Pode ser realizado durante o desempenho de tarefas diárias, como a condução, par a desenvolvê-las de forma menos mecânica e mais feliz. «A nível fisiológico, estimula zonas do sistema nervoso relacionadas com as emoções positivas, aumenta a secreção de serotonina e endorfinas e altera o mapa de atividade cerebral», diz Emmy Smit.

 

Mais eficiência e segurança

Ao aplicarmos o mindfulness, conseguimos uma maior atenção ao volante, para que o risco de acidente seja reduzido (30% dos acidentes mortais são causados por distrações, segundo a Direção-Geral de Trânsito em Espanha). E também reduziros as emissões de CO2 e economizamos combustível e dinheiro com uma condução mais eficiente. De acordo com Gerhard Lux, responsável pelo desenvolvimento de propulsões híbridas e elétrica na SEAT, «concentrados, vamos usar longas engrenagens e antecipar a travagem, reduzindo a velocidade».

A bordo de modelos como o novo SEAT Leon PHEV ou o eTSI, a eficiência multiplica-se por dois, uma vez que oferecem um menor consumo combinado que é reduzido na velocidade de cruzeiro por estrada. Além disso, o eTSI recupera energia da travagem e, assim, suporta o motor com assistência elétrica, que é uma vantagem na eficiência.

 

O ambiente ideal

Um espaço em harmonia fomenta a tranquilidade. A este respeito, uma boa iluminação é vital. O novo SEAT Leon oferece este espaço harmonioso graças à sua luz ambiente envolvente, personalizável tanto em intensidade como em tom, que surge em modo de arco nas portas da frente e na parte superior do tablier. Por outro lado, «sentir a sua respiração enquanto o ar entra e sai do nariz ajuda a voltar a atenção para o aqui e agora e equilibra o sistema nervoso», afirma Emmy Smit. Para isso, é preciso um espaço ventilado e fresco. A função Climatronic deteta o excesso de poluição e purifica o ar graças aos sistemas Air Quality Sensor y Air Care.

 

A ergonomia da felicidade

«A mente e o corpo estão intimamente ligados: pensamentos e emoções afetam a postura corporal, que por sua vez afeta diretamente a nossa forma de pensar e sentir», salienta Emmy Smit. Portanto, a ergonomia dos bancos é fundamental. Na SEAT, os bancos são testados com uma máquina que entra e sai do carro 20.000 vezes seguidas.

 

Ligando-se ao próprio interior

O mindfulness permite aprofundar a conexão com o ambiente que é a ligação consigo mesmo. No veículo, a tecnologia SEAT Full link melhora a fusão de telemóveis e veículos para garantir o acesso do condutor ao seu mundo (os seus mapas, a sua música, as suas mensagens…) sem se distrair. Nesse sentido, «a consola do novo Leon está colocada numa posição elevada para que o utilizador tenha tudo o que precisa ao alcance do seu dedo», explica Dani Molina, responsável pelo design UI (user interface) da SEAT. Deste modo, é possível que num máximo de dois cliques se possa conhecer o estado do carro sem perder a concentração na condução.

 

10 exercícios de mindfulness no veículo

Emmy Smit propõe alguns exercícios de mindfulness para praticar antes, durante e depois de usar o carro:

  1. Antes de entrar, observe o seu estado emocional e o seu nível de cansaço e tome consciência do destino da viagem e da intenção de desfrutar de conduzir sem pressa.
  2. Sente-se, respire fundo, sentindo o ar a entrar e a sair do seu nariz.
  3. Depois de apertar o cinto de segurança, tome consciência da sua postura, das mãos no volante e do contacto do corpo com o banco.
  4. Quando surgirem pensamentos sobre temas que não tenham a ver com a condução ou quando for tentado a olhar para o seu telemóvel, volte a focar a atenção deliberadamente na estrada, na vista e nos sons.
  5. Pratique a bondade com outros condutores para desfrutar melhor de uma viagem segura.
  6. Um semáforo vermelho ou um engarrafamento são uma oportunidade para fazer uma pequena pausa para respirar conscientemente e voltar a focar-se na experiência do momento presente.
  7. Quando chegar ao seu destino, espere um momento antes de sair do carro e aproveite o silêncio.
  8. Volte com atenção ao corpo físico e perceba as sensações que a viagem tem sido capaz de produzir a nível fisiológico.
  9. Faça uma reflexão sobre se gostou da viagem ou se esta lhe criou stresse. O que fará de diferente da próxima vez que conduzir?
  10. E, se quiser, tire alguns momentos para agradecer por ter chegado bem ao seu destino.