No «World’s Best Vineyards»
Quinta do Crasto distinguida como um dos melhores destinos

Pelo segundo ano consecutivo, a Quinta do Crasto foi escolhida para integrar o «Top 50 World’s Best Vineyards», uma seleção dos melhores destinos vínicos do mundo. A histórica propriedade do Douro ocupa o oitavo lugar do ranking, a melhor classificação portuguesa.

Texto: Redação Human

 

Há apenas dois nomes portugueses em destaque na segunda edição do «World’s Best Vineyards», competição internacional criada pelo prestigiado grupo William Reed, em Londres: a Quinta do Crasto, em oitavo lugar, e a Quinta do Noval, na posição 49. Os vencedores foram revelados numa cerimónia virtual, na passada segunda-feira, dia 13 de julho.

Esta distinção é resultado de uma votação a adegas e vinhas de 18 países, realizada com base na experiência de cerca de 500 dos principais entusiastas do vinho, sommeliers e correspondentes de viagens de luxo de todo o mundo.

Na justificação das escolhas estão critérios como a arquitetura, as adegas, a paisagem, a variedade da oferta disponível, a gastronomia, o serviço, as boas práticas ambientais e, claro, a qualidade dos vinhos. No caso da Quinta do Crasto, os elogios foram unânimes à riqueza do património histórico e cultural da propriedade, vinhas e adegas, à excelência da gastronomia local e, incontornável, à «piscina infinita», com assinatura do arquiteto Souto de Moura, «perfeita para derradeira publicação no Instagram, com o majestoso vale do Douro como cenário», assinala-se num documento da Quinta do Crasto.

Tomás Roquette, administrador da Quinta do Crasto, referiu: «E é uma distinção importante para nós, mas também para o Douro, única região portuguesa representada no ranking. A nossa hospitalidade, a qualidade da experiência que oferecemos e a excelência dos nossos produtos continuam a ser os nossos melhores argumentos para reconquistar a confiança dos visitantes e turistas – nacionais e internacionais.»

O enoturismo da Quinta do Crasto reabriu a 1 de junho, seguindo as indicações da Direção Geral da Saúde e do selo «Clean & Safe» do Turismo de Portugal. Os passeios a pé pelas vinhas e adegas, as viagens na clássica Bedford, as provas de vinhos e as refeições no terraço com vista para o Rio Douro são alguns dos exemplos da oferta da Quinta do Crasto para os próximos meses.

 

A quinta

Situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais 75 são ocupados por vinhas. Com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século.

Os importantes investimentos realizados nos últimos anos permitiram modernizar as vinhas e instalações de vinificação, garantindo assim a produção de vinhos de mesa de elevada qualidade tais como Crasto Branco e Tinto, Crasto Superior, Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas, Monovarietais (Tinta Roriz e Touriga Nacional) e Monovinhas (Vinha da Ponte e Vinha Maria Teresa), bem como categorias especiais de Vinho do Porto (Finest Reserve, LBV, Vintage e Colheita).

A Quinta do Crasto dedica-se também à produção de azeites de categoria superior, contando com duas referências: Azeite Premium e Azeite Selection.