«Donativo Participativo», do Santander

A Ajuda de Berço, a Academia do Johnson, a Associação Salvador e a Crescer Ser foram os vencedores da terceira edição do «Donativo Participativo», iniciativa em que são os colaboradores do Santander a eleger os projetos sociais ou ambientais que o banco vai apoiar financeiramente.

Cada uma destas instituições irá receber 7.500 euros para utilizar no âmbito da sua área de atuação.

A Ajuda de Berço trabalha no acolhimento de crianças em situação de risco ou abandono. Atualmente, está a construir uma nova casa em Benfica (Lisboa) para acolher 36 crianças, algumas com doença e com a necessidade de uma permanência mais longa.

A Academia do Johnson promove o desporto, o desenvolvimento e a integração social de jovens e crianças dos bairros da zona da Cova da Moura. Trabalha com jovens de vários bairros problemáticos em redor da Amadora, proporcionando-lhes a máxima estabilidade e acompanhamento a nível escolar e pessoal.

A Associação Salvador, que promove a inclusão social de pessoas com deficiência motora, está a desenvolver a nível nacional o projeto de Sensibilização em Escolas, que já chegou a mais de 16.000 alunos e que tem como objetivo contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que respeite e valorize a diferença, através da educação e sensibilização para a inclusão.

A Crescer Ser tem como objetivo a proteção dos menores, através da promoção de serviços comunitários de apoio às crianças. Dinamiza formação especializada nas áreas de proteção, acolhimento e acompanhamento a técnicos ligados à problemática das crianças e jovens em risco. É constituída por sete centros de acolhimento, com cerca de 100 crianças/ jovens.

Para além dos quatro vencedores, foram atribuídas menções honrosas às outras 11 instituições finalistas, que irão receber, cada uma, um apoio financeiro de 2.000 euros: Ajuda de Mãe (Lisboa), Associação Brigada do Mar, Associação Coração Amarelo Porto, Associação Mais Proximidade Melhor Vida (Lisboa), Centro Social de Montes Altos (Beja), Escolinha de Rugby da Galiza (Estoril), Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (Coimbra), HELPO, Missão País, Movimento de Defesa da Vida (MDV) e Saúde sobre Rodas (Coimbra).

A cerimónia decorreu na passa semana, em formato on-line, tendo contado com a participação do presidente executivo do Santander em Portugal, Pedro Castro e Almeida, da administradora Inês Oom de Sousa e de vários representantes de IPSSs (instituições particulares de solidariedade social) e associações portuguesas.

Esta foi a terceira edição do «Quem Faz Bem – Donativo Participativo», do Santander, que tem como finalidade reconhecer e apoiar financeiramente os projetos das IPSSs, ONGs (organizações não governamentais), fundações ou associações, com ações desenvolvidas em Portugal nas áreas de educação, empreendedorismo e criação de emprego, bem-estar social e ambiente, que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Os projetos foram apresentados e apadrinhados pelos colaboradores do Santander, tendo sido recebidas 133 candidaturas. Após análise e seleção das 15 iniciativas finalistas, procedeu-se a um sistema de votação on-line entre todos os colaboradores do banco, que elegeram então os quatro vencedores.