Santander familiarmente responsável

O Banco Santander recebeu o nível de «Excelência» enquanto «Empresa Familiarmente Responsável, efr», uma certificação atribuída pela Fundação MásFamilia e a ACEGE, Associação Cristã de Empresários e Gestores.

O Santander foi a primeira empresa a receber esta certificação em Portugal, em 2010, e tem vindo a ser renovada desde então, alcançando agora a segunda nota mais alta: A.

A avaliação teve em conta os seguintes indicadores: a qualidade do emprego, a flexibilidade temporal e espacial, a inclusão e a conciliação da vida familiar e laboral, o apoio à família, o desenvolvimento pessoal e profissional e ainda a igualdade de oportunidades.

Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander em Portugal, realça que «o banco tem vindo a receber esta certificação e a melhorar todos os seus parâmetros, ano após ano», acrescentando: «Apenas duas empresas em Portugal obtiveram o nível de ‘Excelência’, sendo o Santander uma delas. O banco e todos os seus colaboradores estão de parabéns.»

Atualmente, o Banco Santander oferece aos seus colaboradores 75 medidas para garantir o máximo de equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Estas medidas são atribuídas em diversas áreas, como a saúde, onde se destacam, por exemplo, o seguro complementar ao SAMS, um programa de vacinação gratuita, condições especiais no acesso a ginásios, a semana be healthy, entre outras. O apoio à família é outra das vertentes, com subsídio de nascimento, infantil e ticket de infância, comparticipação de propinas e livros escolares e prémios de mérito. Há ainda vários benefícios ao nível do flexiworking e em empréstimos e seguros.

Além destas medidas, o banco lançou recentemente iniciativas de apoio aos seus colaboradores no âmbito do Covid-19, como a não utilização do regime de lay-off, a possibilidade de antecipar 50% do subsídio de natal, a disponibilização de uma primeira análise ao vírus e linhas de apoio Covid-19: médica e psicólogo, entre outras.

A certificação atribuída pela Fundação Más Familia e a ACEGE foi auditada pela SGS ICS Portugal e de acordo com a norma efr 1000. A sua atribuição representa o reconhecimento por parte desta entidade das medidas que o banco tem vindo a adotar para apoiar os colaboradores na conciliação da vida pessoal e da vida profissional e promover a igualdade de oportunidades.