ManpowerGroup apoia alunos com equipamento informático

A ManpowerGroup Portugal associou-se ao Student Keep, um projeto do Movimento #Tech4Covid19, para doar 37 computadores e 21 monitores a alunos que não dispunham deste tipo de equipamento para acompanhar as aulas à distância. A iniciativa, nascida em plena pandemia da Covid-19, com o objetivo de dar resposta a esta necessidade e combater a desigualdade no acesso à educação, já angariou quase 2.000 equipamentos, dos quais 1.000 já foram entregues a escolas de todo o país.

Rui Teixeira, chief operations officer (COO) da ManpowerGroup Portugal, assinalou: «Com a implementação do ensino à distância, na sequência do surto de Covid-19, muitos alunos ficaram privados do acompanhamento das aulas on-line por não disporem de material informático. Sendo a ManpowerGroup uma empresa que defende a importância da formação constante e da learnability, não podíamos deixar de associar-nos a esta causa, que procura garantir que estes alunos não interrompem a sua formação, nesta fase determinante das suas vidas, que constituirá a base do conhecimento que irão adquirir ao longo dos anos.»

Apesar de usados, os computadores oferecidos foram alvo de manutenção e preparação prévias, de forma a garantir a sua total funcionalidade e a remoção de todos os dados e informações da empresa. Os equipamentos foram entregues na região de Lisboa, e em breve haverá uma segunda entrega, de mais 15 computadores, na região do Porto. Entretanto, sensibilizada pelo lema do projeto «juntos, fazemos a Educação ir mais longe», a ManpowerGroup desafiou também os seus colaboradores a doarem equipamentos pessoais que já não utilizem.

O projeto Student Keep angaria equipamento informático para doação a alunos sem acesso a computador, através de um sistema de apadrinhamento, por parte de pessoas individuais ou coletivas. Para garantir o rigor e a transparência de todo o processo, a iniciativa conta com a colaboração do Ministério da Educação que, por intermédio da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, entrega os equipamentos às escolas, garantindo assim que o material doado chega a quem mais precisa.

Além de computadores, o Student Keep apela também à doação de periféricos como teclados, ratos e webcams.

Desde o início da pandemia, a ManpowerGroup tem procurado desenvolver e colaborar com iniciativas de que permitam o apoio a diversos setores da população, na sua resposta à crise de saúde e à crise social e económica. Esta iniciativa une-se aos esforços de disponibilização de formação gratuita através das plataformas PowerYou Digital e Precipio, bem como à colaboração com a Missão Continente e a Cruz Vermelha Portuguesa, mediante a oferta da implementação e gestão do contact center, que permite aos mais idosos da região de Braga fazer as suas compras por via telefónica.

O Student Keep é um projeto do Movimento #Tech4Covid19, que conta com mais de 5.000 mil pessoas, de diferentes áreas de atividade, que se juntaram com o objetivo comum de unir o talento português no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudassem a população a ultrapassar os desafios da Covid-19.