SAGARDI Cozinheiros Bascos
Restaurante basco do Porto reabre

Sem sair da Baixa do Porto, hoje, 18 de maio, volta a ser possível viajar à mesa até ao País Basco, através do melhor da sua gastronomia. O SAGARDI Cozinheiros Bascos abre portas cumprindo todas as medidas que permitem desfrutar de uma refeição em segurança, incluindo uma carta virtual.

Texto: Redação Human

 

Foram cerca de dois meses de portas encerradas devido à pandemia Covid-19. Agora, é o momento de, com toda a segurança necessária, voltar ao número 54 da Rua de São João, mesmo junto à Ribeira do Porto, e matar saudades do suculento txuleton, da frescura do peixe do Mercado de Matosinhos ou dos sempre originais pintxos, como uma saborosa recompensa pós-confinamento.

Enquanto viajar não é possível, as fronteiras abrem-se à mesa para uma viagem gastronómica mais apetecível do que nunca até ao país vizinho. O ansiado regresso ao melhor dos sabores bascos foi preparado ao detalhe pela equipa do SAGARDI Cozinheiros Bascos, para que clientes e colaboradores possam sentir-se seguros no espaço. Serão, assim, seguidas todas as orientações de higiene e segurança emitidas pela Direção Geral da Saúde, como o espaçamento de dois metros entre mesas, a utilização de máscara pelo staff ou a desinfeção mais frequente dos espaços.

Para evitar o contacto com as ementas físicas e com a tradicional barra de pintxos, em que os clientes podiam antes servir-se diretamente, o SAGARDI Cozinheiros Bascos passará a ter em ambos os pisos um menu digital acessível através de um QR code, para permitir a escolha dos pratos ou pintxos favoritos.

O restaurante continuará a funcionar de segunda-feira a domingo, mas num horário mais reduzido (entre as 12H00 e as 23H00 em todo o restaurante). Menor será também a lotação máxima:  a esplanada, os pisos superior e inferior estarão limitados a 50% da sua capacidade.

A reserva é fortemente aconselhada; através de e-mail (reservas@sagardi.pt), telefone (221 130 987) ou do site, sendo que nunca poderá exceder 10 pessoas.

 

O Grupo SAGARDI

As origens da SAGARDI remontam a 1994, quando os chefes e irmãos Iñaki e Mikel López de Viñaspre abriram o primeiro restaurante IRATI, em Barcelona. Estava lançada a semente que fez nascer o Grupo SAGARDI, dois anos depois. A vontade de prestar tributo à cozinha típica, tradições e produtos da região basca, no norte de Espanha, tornou a SAGARDI num conceito único na restauração. Partilhá-lo com o mundo – ou não fosse a cozinha basca um local de partilha – foi o objetivo que fez o grupo trilhar o seu caminho não só em Espanha (Barcelona, Madrid, Ibiza, Valencia e Sevilha), mas também noutras capitais gastronómicas pelo mundo: Porto, Londres, Buenos Aires, Cidade do México e Amesterdão.

Sem prescindir das suas origens, a paixão pela culinária de raiz levou o grupo a diversificar-se com a criação de novos conceitos gastronómicos: atualmente, conta com 14 marcas em mais de 30 restaurantes.