Características que ajudam lideranças a manter colaboradores motivados

Tendo em conta que a pandemia de Covid-19 colocou as lideranças à prova, levando-as a demonstrar agilidade, capacidade de adaptação e resiliência para manter os colaboradores motivados e produtivos, de forma a assegurar a continuidade dos negócios, a ManpowerGroup, que nas últimas semanas tem vindo a partilhar a sua experiência para ajudar empresas e colaboradores a adaptarem-se a esta realidade, identifica as três características chave para conduzir equipas em momentos de incerteza e reforçar a liderança em tempos de crise.

Embora alguns líderes estejam, à partida, mais aptos para lidar com contextos desafiantes, há faculdades que fazem a diferença.

Uma dessas características é a capacidade de se relacionar e criar ligações. Conseguir estabelecer uma ligação forte com a equipa, em momentos de instabilidade, através de uma comunicação clara, regular, direta e aberta, é fundamental, bem como mostrar disponibilidade para ouvir e ter sempre em consideração o ponto de vista das pessoas.

A inteligência é outro dos atributos diferenciadores. Ter capacidade para raciocinar logicamente e adotar uma abordagem baseada em dados são recursos indispensáveis. As capacidades para aprender e adaptar-se rapidamente são também um reflexo dessa agilidade intelectual, decisiva para liderar em tempos de mudança e incerteza.

Por fim, ser credível. Nenhum líder conseguirá lidar com uma crise se não contar com a confiança de superiores, pares e subordinados. Este capital valioso constrói-se através da capacidade de tomar decisões eficazes e corajosas e de dar a volta às dificuldades, mesmo em situações de liderança volátil.

Com base numa pesquisa do Hoppner Management Research Group, a ManpowerGroup identifica ainda um conjunto de comportamentos que os lideres devem trabalhar para desenvolverem estas três capacidades. É o caso da empatia, uma comunicação clara, o entusiasmo e a abertura para a inovação, mas também o conhecimento técnico e a capacidade para fazer uma abordagem estratégica, sem perder o foco no curto prazo e no cumprimento de planos.

Tendo presente estas características e comportamentos chave, é importante que os líderes identifiquem os seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento, corrigindo comportamentos e potenciando boas práticas, podendo assim reforçar a sua liderança nestes momentos de incerteza, complexidade e ambiguidade.

 

A ManpowerGroup

A ManpowerGroup disponibiliza soluções globais de trabalho, contribuindo para a transformação das organizações num mundo do trabalho em constante mudança através da atração, da avaliação, do desenvolvimento e d retenção do talento que lhes permite atingir o sucesso. Desenvolve soluções inovadoras para centenas de milhares de clientes a nível mundial, disponibilizando o talento que necessitam, ao mesmo tempo que conecta milhões de pessoas a um emprego sustentável em organizações de todos os sectores de atividade e de todas as dimensões. A sua família de marcas especialistas (Manpower, Experis e Talent Solutions) procura criar valor acrescentado para candidatos e clientes nos 80 países e territórios em que está presente há mais de 70 anos.

Em 2019, a ManpowerGroup foi eleita uma das World’s Most Ethical Companies pelo décimo ano consecutivo e uma das Fortune’s Most Admired Companies pela décima sétima vez, confirmando a sua posição enquanto marca fiável e admirada.

Em Portugal, a ManpowerGroup iniciou a sua atividade em 1962, através de um franchising. Em 2008, a ManpowerGroup adquiriu o franchising, tendo iniciado a reorganização da empresa e da marca, o que tem vindo a transformar a sua presença no país.