Tecnologias que ajudam a cultura das empresas a sobreviver ao lay-off

Com Portugal em teletrabalho e mais de 930 mil pessoas em registo de lay-off (aproximadamente 20% da força trabalhadora portuguesa), é bastante complicado manter o mesmo feliz e dedicado nível de empenhamento.

Texto: Carlota Henriques

 

Felizmente temos visto um movimento que quase poderia ser considerado bélico: todas as empresas e serviços a tentarem adequar-se a estes tempos controversos para não deixarem de servir os seus clientes (muitas vezes de forma grátis) e também para não se deixarem afogar e desaparecer na crise que vivemos. Consequentemente, há vários serviços que podem ajudar as empresas a gerir a motivação dos seus recursos humanos, mesmo em lay-off.

Temos empresas de entretenimento que podem organizar virtualmente quizes, bingo, escape room e caça ao tesouro, de maneira a manter a equipa unida e com bom ambiente.

Há soluções para desenvolver a comunicação intra e entre equipas, como jogos on-line de multijogadores.

Uma ótima solução para pessoas em lay-off, e que não tenham tanta capacidade de manter o teletrabalho, é investir em formação. Há muitas universidades que estão a proporcionar cursos on-line grátis, e há muitas mais que não só já o faziam como disponibilizaram ainda mais variedade de cursos. Este tipo de cursos pode variar de culinária a programação, de ter aulas live a ler capítulos específicos e fazer exercícios. Não deixa de ser uma forma de a empresa estar interessada no colaborador e de ao mesmo tempo investir em si própria.

Considerando agora uma perspetiva económica, muitos colaboradores veem o seu rendimento familiar substancialmente reduzido, o que leva a um nível de stress e ansiedade que gravemente supera qualquer iniciativa inclusiva mencionada acima. Como é que as empresas podem ajudar? Sendo que se entraram em registo de lay-off foi precisamente por necessidade financeira.

A SalaryFits veio para Portugal para promover o bem-estar financeiro nas empresas, e neste âmbito lançou o portal Easyfin, em parceria com a Edenred, onde as empresas podem registar-se gratuitamente e disponibilizar benefícios aos seus colaboradores (mesmo que estejam em lay-off). Como é que isto funciona?

A SalaryFits é uma fintech que revoluciona o mercado ao introduzir um novo método de pagamento, diretamente no salário dos colaboradores. Ao possibilitar pagar bens e serviços com o pagamento descontado no salário (note-se que sem impacto fiscal), traz um aumento de segurança nas transações incomparável, o que permite aos fornecedores de bens e serviços presentes no portal oferecer as melhores condições do mercado. A empresa neste processo é apenas uma facilitadora de acesso a este tipo de pagamento e a estes produtos com preços exclusivos, sendo esta utilizadora da tecnologia que permite a gestão dos descontos em apenas 10 minutos mensais, independentemente do tamanho da empresa e do número de descontos.

Como o objetivo da SalaryFits é a inclusão e promoção do bem-estar financeiro, este portal é grátis para empresas disponibilizarem aos seus colaboradores.

A União Europeia sofre com o stress e a ansiedade dos seus colaboradores, que por ano custa 620 bilhões às empresas. Estas ferramentas capacitam as empresas a aderir ao teletrabalho e ao lay-off sem que os colaboradores se sintam abandonados, sós e sem que entrem em situações de stress, que, sejamos honestos, reduzem extremamente a produtividade e consequentemente as nossas receitas.

 

»»» Carlota Henriques é business developer da SalaryFits Portugal.

 

 

NOTA: imagem ©SalaryFits_iStock