Novas soluções de suporte a clientes para empresas em trabalho remoto

 A pandemia da Covid-19 acelerou a implementação do trabalho remoto em todo o mundo e demonstrou a validade e a eficácia desta nova forma de trabalhar, que deverá permanecer como opção, quer na fase de desconfinamento, quer no futuro. Tendo presente esta realidade, a ManpowerGroup Portugal adaptou a sua oferta de serviços ao contexto atual e desenvolveu um conjunto de soluções de suporte a clientes para apoiar as empresas na implementação de modelos de teletrabalho eficientes e seguros.

Rui Teixeira, chief operations officer (COO) da ManpowerGroup Portugal, assinalou: «A emergência da Covid-19 demonstrou a validade do trabalho inteligente e ágil em todo o mundo. Numa altura em que progressivamente se retomam muitas atividades que estavam paradas, o teletrabalho continuará a ser a principal opção para muitas empresas. Como tal, a implementação de novos modelos de trabalho, que salvaguardam a segurança de colaboradores e garantem o seu envolvimento, apoiando-se na tecnologia e numa cuidada comunicação das lideranças, são essenciais para gerir esta mudança sem precedentes para uma força de trabalho remota, que seguramente persistirá como um modelo de trabalho de futuro.»

Assim, e fazendo uso da sua experiência prévia no desenvolvimento de soluções de trabalho remoto, a ManpowerGroup oferece aos seus clientes uma solução de suporte na implementação de modelos de trabalho remoto eficientes e seguros, que abrange três pontos fulcrais (ver aqui).

O primeiro é a revisão e definição da correta implementação das infraestruturas e comunicações, com recurso a soluções de mobilidade em cloud, que possibilitam uma maior flexibilidade e disponibilidade dos dados, assegurando o seu bom funcionamento num contexto de teletrabalho.

O segundo é o desenvolvimento de um plano de cibersegurança para que os colaboradores possam trabalhar desde qualquer lugar, sem pôr em causa a segurança das empresas e dos seus dados. A mudança para os modelos de trabalho remoto torna pessoas e empresas especialmente vulneráveis a ameaças cibernéticas. Em todo o mundo, 71% das organizações poderão enfrentar dificuldades por falta de políticas testadas e validadas para trabalho remoto e bring-your-own-device (BYOD). O número total de áreas que apresentam risco para uma organização (também conhecida como superfície de ataque) expandiu-se a uma escala sem precedentes, deixando dispositivos, redes, senhas e dados mais expostos do que nunca.

Por último, a ManpowerGroup disponibiliza soluções de gestão de talento adaptadas ao contexto de teletrabalho, quer no âmbito do reskilling, através do desenvolvimento de metodologias de gestão e de boas-práticas operacionais que possibilitam converter gestores tradicionais em líderes de equipas remotas, quer no suporte às necessidades de recrutamento, seleção, contratação, on-boarding e formação à distância, permitindo às empresas assegurar o talento necessário à continuidade dos seus negócios.