Natixis lança programa de recrutamento para recém-licenciados

A Natixis, que tem no Porto o seu hub de inovação, lançou um programa de recrutamento dirigido a recém-licenciados das áreas de Direito, Gestão e Relações Internacionais: o «Purple Scan». As candidaturas estão abertas até ao dia 3 de junho no site natixispurplescan.com. Todas as etapas do processo decorrem em formato virtual.

Maurício Marques, diretor de recursos humanos da Natixis em Portugal, referiu: «Procuramos jovens profissionais que se identifiquem com a cultura da Natixis e que pretendam crescer com este novo projeto. Para além de terem completado a licenciatura, os candidatos devem ser fluentes em inglês, ter predisposição para aprender, pensamento ágil e inovador, atitude proativa e uma mentalidade colaborativa e multicultural. Devem também estar disponíveis para se juntarem à nossa equipa a partir de julho de 2020.»

Há cerca de 30 vagas para preencher até ao final do ano. Os novos colaboradores vão integrar as equipas de Know Your Customer e Sanction & Embargo, que fazem parte das novas atividades que a Natixis em Portugal desenvolve para o grupo desde o início do ano.

Entre outras condições, a Natixis oferece aos seus colaboradores contrato sem termo, espaço de trabalho flexível e moderno, no centro da cidade do Porto, contexto de trabalho multicultural, desenvolvimento de carreira que inclui a possibilidade de mobilidade interna e internacional, parcerias com universidades, programas de formação técnica e em competências sociais e metodologias dinâmicas de trabalho, com base na agilidade, na flexibilidade, no empreendedorismo e na criatividade.

 

Colaboradores das áreas de Direito, Gestão, Economia e Finanças

Este ano, o Centro de Excelência em IT (tecnologias de informação) da Natixis, no Porto, evoluiu para se transformar num hub de inovação (Natixis Innovation Hub) e passou a recrutar outros perfis para além dos tecnológicos. A iniciativa, dirigida a profissionais juniores, enquadra-se no processo de recrutamento de 130 novos colaboradores das áreas de Direito, Gestão, Economia e Finanças para integrar, nomeadamente, em equipas de gestão de recursos humanos, compliance, KYC – know your customer, gestão de risco e back-office, entre outras.

A Natixis instalou o Centro de Excelência em IT no Porto em 2017 para internalizar grande parte dos seus serviços de IT – até então assegurados por fornecedores externos ou equipas dispersas geograficamente – e, de forma integrada e transversal, dar suporte tecnológico aos serviços do banco em todo o mundo.

Nos dois anos seguintes, recrutou 650 pessoas das áreas de tecnologias de informação. Hoje, o projeto conta já com 850 colaboradores, de sete nacionalidades. Para além da contratação nas novas áreas de suporte à banca, a Natixis continua a recrutar ativamente profissionais de perfis tecnológicos, que integrarão o centro de IT.

Maurício Marques referiu ainda: «Apesar do crescimento, a nossa cultura e o nosso mindset mantêm-se. Continuamos a ser a melhor combinação de uma estrutura grande e sólida, com o espírito de uma startup – pequena o suficiente para manter o espírito empreendedor, mas suficientemente grande para fornecer serviços globais.»

 

A Natixis

A Natixis é a divisão internacional de banca empresarial e de investimento, de gestão de ativos, de seguros e serviços financeiros do Groupe BPCE, o segundo maior grupo bancário em França, com 31 milhões de clientes e duas redes de banca de retalho, Banque Populaire e Caisse d’Epargne. Com cerca de 16.000 colaboradores em 38 países, tem uma série de áreas de especialização organizadas em quatro linhas principais de negócio: Gestão de Ativos e Património, Banca Empresarial e de Investimento, Seguros e Serviços Financeiros Especializados.

A Natixis, um player global, tem a sua própria base de clientes empresariais, instituições financeiras e investidores institucionais, bem como uma base de clientes individuais, profissionais, e pequenas e médias empresas (PMEs) das redes de serviços bancários do Groupe BPCE. Partilha também o domínio técnico com as redes de banca de retalho do Groupe BPCE e desenvolve produtos e soluções para os seus clientes em linha com as melhores normas do mercado.

Em 2020, recebeu, pelo quarto ano consecutivo, a certificação «Top Employer», do Top Employers Institute, um dos mais reconhecidos prémios de recursos humanos a nível internacional.

A Natixis em Portugal é um hub de inovação que fornece soluções inovadoras de suporte a todas as operações do negócio da Natixis em todo o mundo.