Edenred com medidas em prol de colaboradores e restaurantes

A Edenred está a tomar medidas para apoiar as suas equipas, os seus parceiros, os seus clientes e utilizadores durante esta crise de saúde e económica resultante da pandemia do Covid-19. Vejamos em detalhe:

– As equipas estão a trabalhar arduamente para assegurar a continuidade do negócio para os clientes e para os seus respetivos colaboradores e parceiros:

. programas inovadores e adaptados desenvolvidos em tempo recorde.

. lançamento de um conjunto de iniciativas com o objetivo de ajudar a comunidade.

– Criação do fundo «More than Ever» [«Mais do que nunca»], com o intuito de apoiar os colaboradores mais vulneráveis do grupo, assim como os proprietários de restaurantes que foram significativamente afetados pelas medidas do estado de emergência. O fundo será financiado através de:

. redução de 20% no dividendo proposto para 2019.

. redução da remuneração do presidente e do diretor executivo, de acordo com as recomendações da AFEP, Association Française des Entreprises Privées.

. Redução na remuneração dos membros do Comité Executivo do grupo e do Conselho de Administração.

– A Assembleia Geral será realizada no dia 7 de maio de 2020, a portas fechadas.

Bertrand Dumazy, chairman e chief executive officer (CEO) da Edenred, referiu: «Em primeiro lugar, gostaria de expressar a minha profunda gratidão às equipas da Edenred, que demonstraram um compromisso extraordinário desde o início da crise. Todos os dias, em todo o mundo, os colaboradores estão a usar toda a sua energia e agilidade para garantir a continuidade do negócio aos seus clientes. Soluções inovadoras que foram adaptadas às novas necessidades emergentes desta crise foram desenvolvidas em tempo recorde, graças aos nossos conhecimentos digitais. Para além das inúmeras iniciativas de apoio implementadas pela comunidade Edenred, anunciamos hoje a criação de um fundo especial, ‘More than Ever’, destinado principalmente a ajudar os nossos colaboradores mais vulneráveis e, também, os proprietários de restaurantes parceiros, que foram fortemente atingidos com as declarações de estado de emergência. Agora, mais do que nunca, a Edenred está empenhada em ser a companheira diária das pessoas no trabalho e em apoiá-las durante este período difícil.»

 

Equipas ágeis, e orientadas para a comunidade, a trabalhar arduamente

À medida que as equipas trabalham arduamente para garantir a continuidade dos negócios, a Edenred, em colaboração com as autoridades públicas e organizações não-governamentais (ONG), está a capitalizar esta agilidade e capacidade de inovação para desenvolver rapidamente soluções digitais que ajudem as comunidades que estão a sentir a pressão da crise. Por exemplo:

– No Reino Unido, 1,3 milhões de crianças de meios desfavorecidos recebiam habitualmente uma refeição gratuita na escola. O Ministério da Educação solicitou à Edenred que assegurasse que as crianças continuavam a beneficiar de um almoço equilibrado em casa, aplicando os fundos destinados a estas refeições para utilização em estabelecimentos parceiros através de QR codes.

– No Brasil, em parceria com a ONG Gerando Falçaoes, a Edenred emitiu 27.000 cartões Alimentação para garantir que as famílias mais vulneráveis possam comprar produtos alimentares.

– Em França, a Edenred uniu forças com o BNP Paribas para produzir 20.000 vouchers Euroticket para os serviços de emergência humanitária Samu Social, em Paris, proporcionando, assim, assistência aos sem-abrigo e outras pessoas vulneráveis.

Ao mesmo tempo, os trabalhadores de várias filiais Edenred voluntariaram-se espontaneamente para ajudar comunidades locais através de um conjunto de iniciativas de apoio, como as seguintes:

– No Brasil, a Edenred organizou 3.000 teleconsultas gratuitas destinadas aos motoristas de pesados que não possuem seguro de saúde e que estão particularmente expostos à pandemia.

– Na China, em França e em muitos outros países, as equipas Edenred estão a doar máscaras de proteção aos hospitais e restaurantes.

– Em França, a Edenred está a encorajar os titulares de cartões Ticket Restaurant a realizar, através da app MyEdenred, doações à Cruz Vermelha Francesa e à organização sem fins lucrativos Réseau de Cocagne.

 

Fundo «Mais do que nunca» criado para suportar o ecossistema da Edenred durante a pandemia Covid-19.

A Edenred comprometeu-se a consignar até 15 milhões de euros para estabelecer o fundo «Mais do que nunca», cujo propósito é atenuar as consequências da epidemia de Covid-19 no seu ecossistema. Em particular, o fundo irá:

– Proteger os trabalhadores da Edenred, nomeadamente os mais vulneráveis, em países com pouca ou nenhuma cobertura de saúde ou sem rede de segurança social.

– Apoiar os proprietários de restaurantes parceiros, que foram severamente atingidos pelas medidas para ficar em casa nos vários países em que o Grupo opera.

 

Redução de 20% no dividendo para 2019

A Edenred possui um perfil de dívida equilibrado, com um rácio Dívida Líquida/ EBITDA de 1.9 no final de 2019 e sem grandes obrigações de reembolso até 2024. O grupo também tem uma linha de crédito do consórcio bancário de 750 milhões de euros a vencer em 2025.

O grupo poderia, assim, honrar na íntegra o dividendo anunciado no dia 26 de fevereiro de 2020 e manter dinheiro suficiente para navegar pela situação atual, continuando a implementar o plano estratégico Next Frontier, relativo aos anos de 2019 a 2022.

No entanto, na reunião extraordinária de 6 de abril de 2020, o Conselho de Administração da Edenred decidiu reduzir o dividendo proposto para 2019 para 0,70 euros por ação, o que representa uma redução de 20% comparativamente ao valor inicialmente anunciado. Esta decisão será apresentada aos acionistas para aprovação na Assembleia Geral do dia 7 de maio de 2020, que será realizada à porta fechada. As opções de pagamento dos dividendos permanecem inalteradas; os acionistas vão ter a opção de receber os dividendos em dinheiro (100%) ou em ações (100%), com um desconto de 10%.

 

Redução na remuneração dos administradores e diretores a serem pagos em 2020

O chairman e CEO do Grupo, Bertrand Dumazy, irá abdicar de 25% da sua remuneração a ser paga em 2020, de acordo com as condições estabelecidas pela associação empresarial francesa AFEP, nas recomendações feitas no dia 29 de março de 2020. Um valor correspondente irá ser doado ao fundo «Mais do que nunca». Da mesma forma, os membros do Comité Executivo e do Conselho de Administração do grupo decidiram, de forma voluntária, doar parte das suas remunerações para o fundo.

 

Assembleia Geral a ser realizada, no dia 7 de maio de 2020, a portas fechadas

De acordo com as medidas de emergência legais e regulamentares adotadas para evitar a propagação do vírus, a Assembleia Geral da Edenred, que irá ocorrer às 10H00 do dia 7 de maio de 2020, na sede da Edenred, será realizada, excecionalmente, a portas fechadas e sem os acionistas fisicamente presentes.

A Reunião será transmitida em diferido no site da Edenred (aqui), secção Investors/ Shareholders, e depois Annual General Meeting).

À luz desta situação, aplicam-se as seguintes medidas:

– Os acionistas são obrigados a participar com antecedência, seja por votação remota (on-line ou correio) ou passando uma procuração ao chairman da assembleia.

– Os acionistas são convidados a votar ou a passar uma procuração ao chairman da assembleia de forma on-line (devido à incerteza dos prazos de entregas dos correios por força das circunstâncias atuais). Tal como nos anos anteriores, a Edenred irá disponibilizar a opção de votar ou passar a procuração ao chairman através da plataforma segura Votaccess, que estará ao vivo das 9H00 (horário de Paris) do dia 20 de abril de 2020 até às 15H00 (horário de Paris) do dia 6 de maio de 2020.

– Uma vez que não será possível colocar perguntas durante a assembleia, os acionistas podem enviar as suas questões por correio (correio registado, aviso de receção solicitado) ou por e-mail (AGM.2020@edenred.com), desde que as questões sejam recebidas até 30 de abril de 2020.

Informações detalhas sobre como participar remotamente na reunião podem ser encontradas no aviso de reunião publicado no Diário Jurídico Francês (BALO) no dia 1 de abril de 2020. Dado que as circunstancias podem alterar-se de acordo com os requisitos de saúde publica, legais e regulamentares, os acionistas devem verificar regularmente a seção dedicada à Assembleia Geral no site da Edenred, aqui.

 

A Edenred

A Edenred é uma plataforma global de serviços e pagamentos e a companheira diária para pessoas no trabalho, conectando 50 milhões de funcionários e dois milhões de parceiros em 46 países, através de mais de 850.000 clientes corporativos. Oferece soluções específicas para a alimentação (vales de refeição), frota e mobilidade (cartões de combustível, vales de transporte), incentivos (vales presente, plataformas para o envolvimento dos colaboradores) e pagamentos corporativos (cartões virtuais). Estas soluções aumentam o bem-estar e poder de compra dos colaboradores, aumentam a atratividade e eficiência e contribuem para o desenvolvimento do mercado de trabalho e da economia local.

Em Portugal, a Edenred é fornecedora do Cartão Refeição mais utilizado no país. Tem mais de 500 mil utilizadores que efetuam diariamente transações numa rede de milhares de comerciantes afiliados, baseando a sua oferta em duas linhas de negócio: Benefícios para o Colaborador (Euroticket Refeição, Euroticket Creche, Euroticket Estudante e Euroticket Formação); Soluções complementares, como incentivos e recompensas (Cheques Automóvel e Compliments); Programas publico-sociais.

Os 10.000 funcionários da Edenred estão empenhados em tornar o mundo laboral um ecossistema conectado que seja mais seguro e mais eficiente a cada dia.

Em 2019, graças aos seus recursos tecnológicos globais, o grupo geriu 31 mil milhões de euros em volume de negócios, realizados principalmente através de aplicações moveis, plataformas online e cartões.

A Edenred está cotada na bolsa de valores de Euronext Paris e incluída nos seguintes índices: CAC Next 20, FTSE4Good, DJSI Europe and MSCI Europe.