Escola em casa
Tools4Edu apoia professores e alunos na utilização de tecnologia no ensino

Com as escolas fechadas, as salas de aula passaram a ser a casa de cada aluno e de cada professor, pois a educação não deve parar. No entanto, o desafio que se impõe agora é outro: conhecer as ferramentas digitais e como as usar para proporcionar uma melhor experiência de ensino a todos os envolvidos. É com o objetivo de esclarecer todas estas questões que surge a plataforma Tools4Edu, um site com tutoriais e boas práticas para se tirar o melhor proveito das tecnologias existentes.

 Texto: Redação Human

 

Apesar do contacto com o mundo virtual, através das redes sociais e das várias plataformas de armazenamento ou streaming, as ferramentas específicas para o ensino em casa ainda são desconhecidas para muitos. O site Tools4Edu vem ajudar a superar esta barreira, disponibilizando tutoriais para toda a comunidade. Os professores podem encontrar sugestões para gerir a nova sala de aula, enquanto os estudantes têm um guião sobre como interagir digitalmente com professores e colegas, tanto durante a aula, como nas indispensáveis pausas. A plataforma tem ainda um espaço para partilha de experiências e boas práticas, e uma equipa de apoio para esclarecer dúvidas e dificuldades de pais, alunos e docentes.

Um responsável do projeto assinala: «Queremos apoiar a sociedade em todas as suas necessidades forçadas pelo isolamento e uma das mais urgentes é, sem dúvida, o ensino dos jovens. Numa sociedade altamente digitalizada, o isolamento não pode ser um obstáculo à Educação. Foi assim que surgiu esta iniciativa que tem como objetivo fazer com que todos consigam não só superar as dificuldades mais básicas, mas usar a tecnologia para recriar, até onde for possível, o ambiente humano da escola. Transmitir conhecimento é importante, mas as interações, conversas e brincadeiras são o que, mesmo à distância, tornam a experiência significativa para os alunos – e, por conseguinte, mais fácil de gerir para pais e educadores. Porque, mais do que um espaço físico, a escola é um espaço de afetos.»

A Tools4Edu é um site gratuito, sem fins lucrativos, criado por um conjunto de profissionais no âmbito da iniciativa tech4COVID19 (ver aqui), um movimento criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa que está a criar soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar os desafios lançados pela pandemia.

O tech4COVID19 tem em curso cerca de 27 projetos de combate ao vírus. Entre outros, contam-se projetos para:

– melhorar o rastreamento de redes de contágio, facilitar videochamadas entre médicos e doentes;

– criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que simplesmente necessitam de ajuda para ir às compras ou à farmácia;

– criar um chatbot para esclarecer dúvidas dos apoios concedidos pelo Estado às empresas e às pessoas singulares;

– acelerar a compra de material hospitalar e lançar uma angariação de fundos para compra desse mesmo material;

– disseminar informação, recrutamento e coordenação de profissionais de saúde ou ainda criar um sistema que permita à população verificar sintomas sem necessidade de ir ao médico.