Experis Portugal une-se ao «Programa UPskill»

A Experis Portugal, empresa do universo ManpowerGroup, aderiu o «Programa UPskill», um projeto de âmbito nacional que visa formar e requalificar recursos humanos na área das tecnologias da informação e comunicação (TIC), para fazer face à crescente pressão na procura por profissionais qualificados. A iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), em parceria com o Governo, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), tem como meta colocar três mil profissionais no mercado de trabalho, no prazo de um ano.

Segundo dados do estudo «Talent Shortage & What Workers Want», da ManpowerGroup, divulgado em fevereiro, as empresas enfrentam hoje a maior escassez de talento da última década. Em 2019, 57% dos empregadores portugueses – o valor mais alto dos últimos 13 anos – revelaram ter cada vez mais dificuldades para atrair e reter o talento que necessitam.

Para dar resposta a este desafio e acelerar o aumento da oferta, o «Programa UPskill» vai identificar as competências com maior escassez no mercado, de forma a garantir que a formação está alinhada com as reais necessidades das empresas, e promover a qualificação e/ ou a reconversão de recursos humanos para áreas de elevada procura de talento, como profissionais TIC.

Pedro Amorim, managing director da Experis Portugal, assinala que «a transformação digital está a provocar uma revolução e um desencontro de competências, que está a obrigar as empresas a encarar a formação e a requalificação como uma prioridade para desenvolver o talento de que necessitam e responder à crescente escassez que ameaça a sua produtividade, a sua sustentabilidade e o seu crescimento». E acrescenta: «O ‘Programa UPskill’ é uma resposta muito dirigida e focada a esta problemática, já que agrega os esforços e contributos de diferentes players, que vão assumir-se como motor do desenvolvimento profissional e da requalificação de competências. Esta iniciativa, à qual nos associamos, está, de resto, em linha com o trabalho que desenvolvemos todos os dias, na procura de soluções diferenciadoras para desenvolver, atrair e comprometer o talento, de forma a assegurar um match perfeito entre os perfis e aspirações dos candidatos e as necessidades das empresas.»

O «Programa UPskill» contempla um programa intensivo de formação, com a duração de seis meses, seguido de formação em contexto de empresa durante três meses. Os formandos selecionados receberão bolsas de formação durante esse período, equivalentes ao salário mínimo nacional.

Os compromissos de contratação das empresas para os formandos, após terminarem com sucesso a formação, serão contratualizados com cada umas das empresas aderentes ao «Programa UPskill», em acordos a estabelecer nos próximos 60 dias. Estes acordos irão prever uma remuneração mínima inicial de 1.200 euros brutos para os formandos que sejam contratados.

Até à data, a iniciativa conta já com a adesão de 34 empresas. As áreas de formação previstas no programa incluem domínios como Java, NET, C++, Python, CRM, ERPe Redes, entre outros.