CEGOC lança ciclo de webinares gratuitos

Atenta à propagação do novo Coronavírus (COVID-19) e às medidas de contenção que obrigam a repensar os modelos de trabalho atuais –  tais como o recurso massificado ao trabalho remoto e a necessidade de adotar novos hábitos de aprendizagem e colaboração à distância –, a CEGOC selecionou uma série de webinares exclusivos (e gratuitos) com temas de grande utilidade para ajudar as organizações e as suas pessoas a navegarem no contexto conturbado em que nos encontramos.

Os primeiros quatro webinares previstos neste ciclo, denominado «Keep Calm and Start Learning» são os seguintes:

  1. «Smart Working: práticas Agile eficazes para trabalhar à distância» (26 de março esgotado; nova data a 27 de março, 11H30, com um máximo de 100 participantes), a cargo de Maria João Ceitil, human resources consulting coordinator na CEGOC, que assinala: «Numa altura em que a Direção Geral de Saúde (DGS) aconselha as empresas a recorrerem ao teletrabalho, com reuniões via vídeo, teleconferências, bem como interações remotas com clientes, iremos abordar novas formas de garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos colaboradores e dos clientes, acelerando a promoção do trabalho remoto e redes colaborativas. Neste webinar iremos ainda explorar o Manifesto Agile e os seus princípios aplicados às práticas de gestão de pessoas, considerando as situações emocionais da mudança imposta e identificando como ajudar os colaboradores nesta transição, inclusivamente através da alavanca da aprendizagem
  2. Fátima Gonçalves, head of learning and development solutions e digital learning coordinator da CEGOC, vai liderar o webinar «Remote Management: gerir equipas remotamente» (31 de março esgotado; nova data a 1 de abril, 11H30, com um máximo de 100 participantes). Fátima Gonçalves refere: «O que significa ser líder de uma equipa virtual? Como estimular a colaboração e a partilha de informação entre colegas? Como manter um sentido de pertença e envolvimento em relação à organização? Como garantir a humanização destes novos ambientes de trabalho marcadamente digitais? Neste webinar vamos explorar os elementos-chave da gestão remota, nomeadamente a capacidade de colaboração, partilha de feedback, responsabilização e delegação de tarefas, assim como a criação de laços de confiança – já que a confiança é a derradeira ferramenta de colaboração.»
  3. Vanda Rosário, general manager da IPSIS e docente na pós-Graduação de Marketing Digital do ISEG, vai explorar o tema «Crisis Comunication: gerir a comunicação em situações de crise» (2 de abril, esgotado; nova data a 3 de abril, 11H30).
    «Numa era pautada pelo excesso, a digitalização, os conteúdos virais, a disseminação de fake news e a divulgação instantânea e em massa de informação catapultada pelas redes sociais, é essencial aprender a lidar com uma circunstância de crise, seja qual for a sua natureza», diz Vanda Rosário, explicando: «Neste webinar, um dos pontos a abordar será precisamente ajudar a criar um plano e o respetivo manual de gestão de crise (MGC) de modo a poder dar as melhores respostas, às pessoas certas, nas alturas adequadas e pelos canais apropriados aos diferentes stakeholders de cada organização.»
  4. Joana Teixeira, multimodal learning and development advisor na CEGOC, vai aprofundar o conceito de «Smart Learning: melhores práticas para instalar programas de aprendizagem à distância mais eficientes» (8 de abril, esgotado; nova data a 13 de abril, 11H30). Joana Teixeira partilha: «A evolução natural do agora ultrapassado e-learning é o smart Learning, uma filosofia de formação que traz consigo um novo universo de metodologias e ferramentas associadas que permitem levar a experiência da aprendizagem para qualquer lugar, salvaguardando os valores de interação e partilha que são tão importantes na formação presencial (classes virtuais, webinares, percursos 100% digitais repletos de atividades e exercícios, cursos virtuais interativos). Neste webinar, discutiremos estas e outras soluções inovadoras, explorando o que a CEGOC coloca em prática para construir percursos de digital learning capazes de incrementar as competências das pessoas, envolvendo-as e colocando-as no centro da experiência da aprendizagem.»

Paralelamente ao ciclo de webinares, a CEGOC disponibiliza também três módulos digitais interativos igualmente gratuitos selecionados da sua renovada oferta formativa apresentada para 2020:

– «O impacto das emoções no local de trabalho» (dois módulos);

– «Gerir o stress para ganhar tempo»;

– «Dar feedback construtivo».

Ricardo Martins, diretor geral da CEGOC, esclarece o contexto desta iniciativa: «Movida por um espírito de missão, um mindset colaborativo e valores estruturantes como a agilidade e a partilha, a CEGOC selecionou uma série de webinares exclusivos com temas de grande utilidade para ajudar as organizações e as suas pessoas a navegarem no contexto conturbado em que nos encontramos devido à propagação do novo Coronavírus (COVID-19). Pretendemos, desta forma, e sob o mote ‘Keep Calm and Start Learning’, utilizar (e dar a conhecer) novas e renovadas soluções digitais de smart learning adequadas às atuais restrições de circulação e reunião de pessoas em eventos presenciais.»

O acesso aos webinares e aos módulos digitais interativos integrados no ciclo «Keep Calm and Start Learning» é gratuito, mas sujeito a inscrição e limitado aos primeiros 100 participantes.

Mais informações aqui.