Pessoas em primeiro lugar
A única maneira de encarar o futuro

Numa altura em que o sector dos recursos humanos é cada vez mais imprescindível para a sustentabilidade das empresas, devemos começar a olhar para as pessoas que formam a organização.

Texto: Grupo Eurofirms

 

O que é necessário para criar um bom ambiente de trabalho? Flexibilidade? Novos desafios? Equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional? É essencial perceber que o bem-estar dos colaboradores é o segredo de qualquer empresa.

Perante uma geração que valoriza um outro tipo de compensações laborais, há que saber adotar uma nova escala de valores e perceber o que é preciso oferecer em troca de todo o seu potencial: tempo; flexibilidade; formação; desafios profissionais; equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional; e outros. É necessário mudar as mentalidades, a cultura e o modus operandi das empresas portuguesas e começar a ver os colaboradores como o verdadeiro motor da organização.

A Eurofirms desenvolveu e consolidou um projeto internacional ímpar e pioneiro: um modelo de gestão por valores, baseado em três pilares fundamentais (pessoas, inovação e excelência), que apenas é exequível e real quando se tem uma equipa focada e a trabalhar com base no respeito, na confiança e na responsabilidade.

Para uma empresa ser sustentável a longo prazo, primeiro estão as pessoas e só depois surge a atividade comercial. A verdade é que se as pessoas tiverem uma sensação de pertença e acreditarem que são um elemento fulcral na equipa, naturalmente são mais criativas e estão mais motivadas, originando um espaço de liberdade e de responsabilidade partilhada.

 

Queremos contribuir para um mundo e para uma sociedade melhores para todos. E empenhamo-nos a fundo para alcançá-lo no dia-a-dia, promovendo a criação de emprego, o desenvolvimento do talento e oferecendo um serviço de excelência.

 

Mas qual é o papel que os valores de uma organização desempenham nas pessoas? Até que ponto são importantes? Para a Eurofirms, os valores são fundamentais e deverão ser a base de qualquer empresa. Todas as pessoas gostam de ser valorizadas e de ser tratadas com respeito. E o resultado dessa aposta é maravilhoso, criando um ambiente de trabalho de elevada satisfação e potenciador do employee branding da organização. Não existe nada mais poderoso e credível para a marca do que ter os colaboradores a comunicar por ela. Convertê-los em embaixadores voluntários da empresa é o melhor que pode acontecer. No entanto, para que isto seja uma realidade e se torne benéfico para a organização, é necessário que seja coerente e consistente no que efetivamente é praticado, devendo procurar o bem-estar das pessoas, a sua felicidade. Está provado que pessoas felizes realizam um trabalho melhor, e as vantagens são enormes: bom ambiente de trabalho; cooperação ao invés de concorrência; ritmo de trabalho sustentável a longo prazo; redução do nível de rotação; e outras.

Por acreditarmos no modelo e por ser a nossa cultura de empresa «People first», ao longo dos anos criámos um projeto emocionante baseado no bem-estar das pessoas. Na Eurofirms, queremos contribuir para um mundo e para uma sociedade melhores para todos. E empenhamo-nos a fundo para alcançá-lo no dia-a-dia, promovendo a criação de emprego, o desenvolvimento do talento e oferecendo um serviço de excelência aos nossos clientes com o objetivo de os ajudar na sua trajetória e, consequentemente, no crescimento da economia e do mercado laboral.

A sustentabilidade de qualquer negócio passa, e passará sempre, por colocar as pessoas no centro da organização.

 

 

»»» O Grupo Eurofirms, cuja assinatura é «People first», tem um modelo de negócio que passa por ser uma organização tecnológica e comprometida com as pessoas, priorizando a gestão por valores, uma das razões pelas quais se converteu numa referência de qualidade em recursos humanos, consolidando um modelo empresarial próprio que coloca as pessoas e o seu bem-estar em primeiro lugar, para a obtenção de melhores resultados. Eurofirms, Claire Joster, Inneria, Cornerjob e Talent Savior são as marcas do Grupo Eurofirms, através das quais oferece os serviços de trabalho temporário, seleção de pessoal, externalização, formação e desenvolvimento e outplacement.