Natixis continua a recrutar

O Centro de Excelência em IT (tecnologias de informação) da Natixis, no Porto, vai evoluir para se transformar num hub de inovação (Natixis Innovation Hub), e passará a recrutar outros perfis para além dos tecnológicos. Em 2020, vai integrar 130 novos colaboradores das áreas de Direito, Gestão, Economia e Finanças.

Nathalie Risacher, senior country manager da Natixis em Portugal e chief operations officer (COO) da área de Banca Empresarial e de Investimento da Natixis EMEA (região Europa, Médio Oriente e África), assinalou: «A evolução da Natixis em Portugal para um hub de inovação é o resultado do trabalho da equipa que construímos nestes três anos, e reflete a aposta do banco no país. Temos um compromisso de longo prazo e a nossa ambição é continuar a crescer. Internamente, tornámo-nos uma referência para a empresa a nível global, como fonte de novas formas de trabalhar, soluções inovadoras e projetos disruptivos. O Porto transformou-se no segundo hub da Natixis na Europa, logo a seguir a Paris. A nossa missão é continuar a inovar para transformar a banca tradicional.»

A Natixis instalou o seu Centro de Excelência em IT no Porto em 2017, para internalizar grande parte dos seus serviços de IT (até então assegurados por fornecedores externos ou equipas dispersas geograficamente) e, de forma integrada e transversal, dar suporte tecnológico aos serviços do banco em todo o mundo.

Nos dois anos seguintes, recrutou 650 pessoas das áreas de tecnologia de informação (TI). Hoje, o projeto conta já com mais de 800 colaboradores, de oito nacionalidades.

«Apesar do crescimento, a nossa cultura e o nosso mindset mantêm-se. Continuamos a ser a melhor combinação de uma estrutura grande e sólida, com o espírito de uma startup – pequena o suficiente para manter o espírito empreendedor, mas grande o suficiente para fornecer serviços globais», acrescentou Nathalie Risacher.

Globalmente, em 2019 a Natixis registou um desempenho muito positivo, com um resultado líquido de 9.177.000 euros, que compara com o valor de 8.632.000 registado em 2018, representando um aumento de 6% face a esse ano.

 

130 novas vagas para perfis de Direito, Gestão, Economia e Finanças

Em 2020, a Natixis pretende integrar no Porto 130 novos colaboradores das áreas de Direito, Gestão, Economia e Finanças. Estas novas posições serão integradas em equipas de gestão de recursos humanos, compliance, KYC – know your customer, gestão de risco, backoffice, entre outras. O processo de recrutamento já está em curso.

Maurício Marques, diretor de recursos humanos da Natixis em Portugal, explicou que a empresa «continua a ter como objetivo recrutar profissionais de excelência, com diversos níveis de senioridade* e que esta evolução «vai fortalecer o seu compromisso com os colaboradores e reforçar o seu papel como um dos principais impulsionadores da cultura e dos atributos do grupo como marca empregadora».

Entre outras condições, a Natixis oferece aos seus colaboradores um espaço de trabalho flexível e moderno, no centro da cidade do Porto, desenvolvimento de carreira que inclui a possibilidade de mobilidade interna e internacional, parcerias com universidades, programas de formação técnica e em competências sociais e ainda metodologias dinâmicas de trabalho, com base na agilidade, na flexibilidade, no empreendedorismo e na criatividade.

 

A Natixis

A Natixis é a divisão internacional de banca empresarial e de investimento, de gestão de ativos, de seguros e serviços financeiros do Groupe BPCE, o segundo maior grupo bancário em França, com 31 milhões de clientes e duas redes de banca de retalho, Banque Populaire e Caisse d’Epargne.

Com cerca de 16.000 funcionários em 38 países, a Natixis tem uma série de áreas de especialização organizadas em quatro linhas principais de negócio: Gestão de Ativos e Património, Banca Empresarial e de Investimento, Seguros e Serviços Financeiros Especializados.

A Natixis, um player global, tem a sua própria base de clientes empresariais, instituições financeiras e investidores institucionais, bem como uma base de clientes individuais, profissionais, e pequenas e médias empresas (PME) das redes de serviços bancários do Groupe BPCE. Partilha também o domínio técnico com as redes de banca de retalho do Groupe BPCE e desenvolve produtos e soluções para os seus clientes em linha com as melhores normas do mercado.

Em 2020, recebeu, pelo quarto ano consecutivo, a certificação «Top Employer», do Top Employers Institute, um dos mais reconhecidos prémios de recursos humanos a nível internacional.

A Natixis em Portugal é um hub de inovação que fornece soluções inovadoras de suporte a todas as operações do negócio da Natixis em todo o mundo.