Aniversário da ICF e plano de atividades para 2020

A ICF Portugal, associação sem fins lucrativos representante local da ICF – International Coach Federation, vai levar a cabo já a partir de hoje dois webinares dedicados ao coaching executivo e ao novo código de ética dos coaches membros da organização. Neste mês, é ainda lançado o plano das atividades para 2020 e celebra-se os 13 anos da organização em Portugal.

 

Webinar «Os Desafios do Coaching para Coaches em Princípio de Carreira»

É já hoje, 12 de fevereiro, pelas 18H30, que se realiza o webinar sobre os desafios de coaching executivo para coaches juniores. Organizado por Susana Gonçalves (líder da Comunidade de Prática de Coaching Executivo da ICF Portugal) e facilitado por Joana Domingues (senior executive and team coach), assumirá a forma de uma sessão de partilha de experiências e perspetivas em torno dos desafios experienciados por coaches a iniciar-se em coaching executivo. A iniciativa decorrerá on-line durante 45 minutos, sendo aberta ao público, mediante inscrição. Mais informações aqui.

 

Webinar «O Novo Código de Ética de Coaching da ICF»

No dia 24 de fevereiro, entre as 18H00 e as 19H30, também on-line, decorrerá o webinar sobre o novo código de ética da ICF. Trata-se de uma iniciativa organizada por Alexandra Barosa Pereira (líder) e Carolina Menezes (membro) do Comité de Ética. Durante este webinar de uma hora, irão ser discutidas as atualizações ao Código de Ética da ICF, para que os coaches de língua portuguesa tenham espaço para debater as mudanças introduzidas e que a comunidade em geral tenha a oportunidade de conhecer o documento. Será uma oportunidade para esclarecer dúvidas e criar awareness sobre a importância da prática de um coaching profissional, rigoroso e ético. A iniciativa destina-se a membros e a não membros da ICF, estando sujeita a inscrição prévia. Mais informações aqui.

 

Plano de atividades para 2020: 27 iniciativas de norte a sul do país

Este mês, a ICF Portugal lança também o plano de atividades previsto para o corrente ano, já sob a alçada da sua nova Direção, que tomou posse no dia 27 de janeiro. Sob o mote «Engrandecer a Comunidade de Coaching em Portugal», haverá uma média de duas iniciativas por mês, que vão de temas tão distintos como coaching nas empresas, encontros de debate com profissionais de recursos humanos ou ferramentas de coaching até coaching de bem-estar e sarau cultural.

«Pretendemos que a ICF seja inclusiva, relevante e ativa», referiu o recém-eleito presidente da ICF Portugal, João Laborinho Lúcio, para logo acrescentar: «A ELT (Extended Leadership Team), equipa alargada de liderança da associação, constituída por 26 comités temáticos e comunidades de prática no âmbito do coaching, desenvolveu um ambicioso plano de atividades que decorrerá de norte a sul do país. Muitas destas iniciativas serão abertas ao público, com o objetivo de dar a conhecer a associação e esclarecer sobre coaching, enquanto outras serão reservadas a membros e contribuem para o desenvolvimento contínuo dos profissionais de coaching que fazem parte da associação.»

O grande destaque vai para a «ICW – International Coaching Week», que decorrerá no mundo inteiro entre os dias quatro e 10 de maio, com eventos abertos ao público e gratuitos (em Portugal estão já previstas iniciativas em Lisboa, no Porto, no Algarve e on-line), e para a «Conferência Anual», que decorrerá no dia 10 de novembro, no Porto.

Informações sobre todos os eventos previstos aqui.

 

Os 13 anos da associação

Ainda esta semana, no dia 13 de fevereiro, comemora-se a constituição da ICF Portugal, a representante local da ICF. A ICF Portugal é uma organização sem fins lucrativos que defende que o coaching é parte integrante de uma sociedade próspera e que cada membro da ICF representa a mais alta qualidade do coaching profissional.

Este ano é também especial, já que a ICF celebra 25 anos.

 

A ICF

A ICF é uma organização de coaches profissionais com cerca de 32 mil membros a nível mundial, 26.800 dos quais credenciados, com membros distribuídos por 140 países, que trabalham em prol do objetivo comum de aumentar a consciência sobre o coaching, mantendo a integridade da profissão e formando-se continuamente com as mais recentes práticas e investigação.

A organização assumiu o desenvolvimento de uma definição e de uma filosofia de coaching e o estabelecimento de padrões éticos entre os seus membros. Através do Código de Ética, do Processo de Revisão de Conduta Ética, do Processo de Reclamação de Programas e da Administração de Revisão Independente (IRB), define normas de coaching profissional e oferece também aos consumidores um local para registarem reclamações éticas sobre membros da ICF, credenciados pela ICF ou certificados por programas de formação acreditados pela ICF.

A ICF Portugal é o chapter português, tendo sido criado em 2007 com o objetivo de promover a prática profissional de coaching no nosso país, de acordo com as normas internacionais da ICF. Conta com 179 membros (dados de dezembro de 2019).