Santander lidera Índice de Igualdade de Género da Bloomberg 2020

O Banco Santander obteve a maior pontuação no índice de Igualdade de Género da Bloomberg 2020 (Bloomberg Gender-Equality Index, GEI). A inclusão neste índice converteu-se num selo de excelência para empresas de todo o mundo que tornam público o seu compromisso com a igualdade e a evolução da mulher no mercado de trabalho através do desenvolvimento de políticas, representação e transparência.

Para a elaboração do índice foram avaliadas 6.000 empresas de 84 países, tendo-se incluído no final 322 empresas. As que revelaram os seus dados sobre género representam uma capitalização de mercado total de 14 biliões de dólares (12,6 biliões de euros). A avaliação para 2020 incluía 75 métricas nas seguintes áreas: dimensão do talento e liderança feminina, igualdade e paridade salarial de género, políticas contra o assédio sexual, marca inclusiva e a favor da mulher. No total, o Santander conseguiu uma pontuação de 429 no máximo possível de 500.

Ana Botín, presidente da instituição, afirmou: «Para o Santander, publicar os nossos dados através do Bloomberg Gender-Equality Index é um exercício importante, porque permite-nos avaliar as práticas internas e ajudar-nos a entender como estamos em comparação com os nossos pares. O facto de estarmos novamente neste índice destaca o compromisso constante do Santander em facilitar um ambiente inclusivo a todos os nossos empregados e favorecer a igualdade de género na sociedade.»

Fomentar um local de trabalho inclusivo e diverso é um elemento fundamental da cultura e dos valores do Santander. Em 2019, o banco definiu princípios de diversidade e inclusão que estabelecem os padrões mínimos nos seus mercados, que estão incorporados na política de cultura aprovada pelo conselho de administração da entidade. Os padrões pretendem alcançar processos, sistemas, ferramentas e políticas imparciais e inclusivas, gestão do talento e igualdade salarial. O banco comprometeu-se publicamente a aumentar a percentagem de mulheres em cargos de alta direção até 30% e eliminar as diferenças salariais entre homens e mulheres em 2025.

O banco tem também iniciativas para apoiar a diversidade nas empresas, entre as quais as que incluem fundos para as pequenas e médias empresas (PME) dirigidas por mulheres, oportunidades de formação e de networking, campanhas de marketing e apoio aos empreendedores. Em 2019, o Santander foi reconhecido igualmente como o banco mais sustentável do mundo no Índice de Sustentabilidade Dow Jones e aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU).