Na Quinta de La Rosa
Celebrar 2020 com tempo

Para celebrar o novo ano, ano de duplo 20, a duriense Quinta de La Rosa convida para um programa também ele a dobrar e «nota 20».

Texto: Redação Human

 

Numa altura em que se fala cada vez mais em abrandar e em tempo de qualidade, nada como desfrutar de uma estadia – a dois e durante duas noites – no Douro, lugar idílico e que nesta altura vive na quietude e na serenidade do inverno.

Em pleno coração da região vinhateira, a Quinta de La Rosa prima por uma localização privilegiada: fica sobranceira ao Rio Douro, na sua margem direita, e bem perto da pacata vila do Pinhão. Oferece, por isso, excelentes acessibilidades, de carro ou comboio, transportes que são o convite à descoberta de paragens circundantes e complementares.

«Quinta de La Rosa a dobrar» é o nome do pacote, que não é novo e que regressa, este ano, na sequência de vários pedidos. Inclui alojamento de duas noites, para duas pessoas, em quarto tradicional ou superior e regime de pequeno-almoço, e ainda visita à adega, seguida de prova de vinhos, mais um jantar para duas pessoas com menu fixo de três pratos (sem bebidas), a ter lugar, como não poderia deixar de ser, no restaurante da quinta, o Cozinha da Clara.

O valor é de 290 euros, sendo válido até dia 20 de fevereiro. A disponibilidade é para qualquer dia da semana, incluindo fins-de-semana. A compra é feita única e exclusivamente junto da Quinta de La Rosa (tel. 254 732 254; tlm. 931 461 038; e-mail bookings@quintadelarosa.com).

 

A quinta

A Quinta de La Rosa está desde 1906 na posse da família de Sophia Bergqvist, sua atual coproprietária e gestora. Com 55 hectares de área total, tem uma beleza extrema e uma excelente localização: em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, junto ao Pinhão, na encosta da margem direita, estendendo-se desde o Rio Douro até uma altitude de 400 metros. É ideal para quem quer relaxar, desfrutando de uma privilegiada paisagem, que em 2001 foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Produtora de vinhos do Douro e Porto, azeite e vinagre do Douro. e mais recentemente de cerveja artesanal, a família Bergqvist dedica-se à arte de bem receber desde 1988, ano em que abriu portas ao turismo. Depois da última reconversão, em 2018, a Quinta de La Rosa alberga 16 quartos/ suites, com vista para o Rio Douro (à exceção de um) e acesso a uma piscina comum. Existe ainda uma piscina privada, que pode ser usada em circunstâncias especiais. Possui ainda duas casas independentes, ambas com piscina privada: a Casa Amarela, com sete quartos, e a Casa de Lamelas, com quatro. Esta última é alugada no seu todo, à semana, mas a Casa Amarela pode ser nas duas versões, ou seja, casa completa ou quarto a quarto.

Em maio de 2017, e como homenagem a uma avó, Claire Feuerheerd, Sophia Bergqvist abriu na Quinta de La Rosa portas ao restaurante Cozinha da Clara.

No que toca ao enoturismo, além das visitas e das provas de vinhos, a Quinta de La Rosa tem ao dispor snacks, refeições vínicas e piqueniques.

Os hóspedes podem ainda desfrutar de experiências únicas como nadar no Rio Douro ou fazer caminhadas ao longo da icónica parcela de vinha Vale do Inferno, plantada antes da I Guerra Mundial e que conta com algumas das maiores paredes de xisto em todo o Douro. Conhecer o património arquitectónico circundante; visitar as pinturas rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa; passear a cavalo; navegar ou fazer um cruzeiro no Douro; ou andar de comboio num percurso à beira do rio, entre a Régua e o Tua, desfrutando de uma viagem única ao passado, marcada pela beleza da paisagem, são outras das atividades possíveis.

Sob a batuta enológica de Jorge Moreira, a Quinta de La Rosa produz cerca 200.000 litros de vinho do Douro e 80.000 de vinho Porto, seguindo o método ancestral de pisa a pé em lagares de granito. O leque é muito completo no que toca ao vinho do Porto: Vintage; LBV; Colheita; Tawny 20 Anos; Tawny 10 Anos; Finest Reserve; Reserva Ruby; Fine Tawny; e Branco Extra Dry. A Quinta de La Rosa foi uma das primeiras a produzir os chamados vinhos de consumo. Em Portugal, comercializa as seguintes referências: La Rosa branco, La Rosa Reserva branco, Tim Grande Reserva branco, La Rosa rosé, douRosa tinto, Quinta de la Rosa tinto, La Rosa Reserva tinto e Vale do Inferno tinto. O Tim Grande Reserva branco e o ‘Vale do Inferno tinto apenas são lançados em anos de excelência. De uma joint venture entre Sophia Bergqvist e Jorge Moreira nasceu o projecto «Passagem Wine», vinhos feitos com uvas da Quinta das Bandeiras, propriedade que a família Bergqvist tem no Douro Superior- Esses vinhos são apresentados nas garrafas como Passagem Reserva branco, Passagem Reserva tinto e Passagem Grande Reserva tinto.

 

Nota: foto de Rui Manuel Ferreira