Formação
Tudo está a acontecer muito rápido

Concebemos diferente, produzimos diferente… E em tempo express. O que antigamente era um cronograma de 60 dias é hoje de uma semana. O nosso target, esse, também mudou. E a nova geração Y quer algo mobile, visual, conciso, rápido…

Texto: Sara Sousa Brito

 

Estamos na Era Digital, e como tal toda a componente de digital learning está em alta. Desde a evolução do e-learning multimédia de 60 minutos, até aos atuais tutoriais de dois minutos… Tudo está a acontecer muito rápido… E assim continuará a ser.

Concebemos diferente, produzimos diferente… E em tempo express. O que antigamente era um cronograma de 60 dias é hoje de uma semana. O nosso target, esse, também mudou. E a nova geração Y quer algo mobile, visual, conciso, rápido… E de preferência com alguns ingredientes de gamification… Inúmeras apps estão à disposição para conquistar este target mais exigente, e criar engagement e alavancar a aprendizagem.

Os novos colaboradores esperam encontrar conteúdos à distância de um clic, pelo que os tutoriais, pela rapidez e pelo mais acessível investimento, têm sido a opção. Mais sofisticado, temos outras abordagens como a realidade aumentada, com grande sentido de aplicação em contexto de indústria, e com a tecnologia já acessível e de mais fácil implementação. Esta permite acompanhar on job qualquer operação técnica com toda a informação necessária e em contexto real. E em momento de grandes necessidades de contratação da nossa indústria, aliada à robotização e a uma maior rotatividade existente na nova geração, agiliza a questão do on-boarding e da formação inicial.

Mas talvez mais importante do que a tecnologia e do que os conteúdos, seja todo o processo comunicacional de toda esta transformação… Não basta comprar a «melhor» tecnologia…. Esta é feita para pessoas concretas, com perfis e necessidades diferentes, por isso temos apoiado os recursos humanos na implementação deste processo de literacia digital e de transformação, mais complexo atualmente pela existência de quatro gerações no mercado de trabalho, com características e perfis diferentes. Dotar os recursos humanos destes conceitos do marketing e comunicação agiliza este processo, nomeadamente em empresas com maior variedade geracional e com desafios em termos de literacia digital.

Os tempos são efetivamente de grande transformação.

 

 

»»» Sara Sousa Brito (na foto) é diretora da People Value, uma consultora baseada em Lisboa que tem como missão desenvolver pessoas e transformar negócios para o sucesso. Reúne uma equipa com mais de 20 anos de experiência na criação de soluções de desenvolvimento de recursos.