Barão Fladgate
Os sabores de inverno nas caves Taylor’s

O restaurante Barão Fladgate, integrado nas caves Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, tem uma nova carta para este inverno, da autoria do Chefe Ricardo Cardoso.

Texto: Redação Human

 

Bem dentro das caves Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, o restaurante Barão Fladgate convida ao aconchego nos dias mais frios. As novas sugestões do Chefe Ricardo Cardoso, sedutoras e repletas de textura, são o convite para uma experiência gastronómica requintada e conversas longas e descontraídas.

Nas entradas, as novidades versam sobre um aveludado de cogumelos silvestres com queijo da ilha, maçã, avelãs, acelga baby, trompetas da morte e tomilho e um incontornável caranguejo real apresentado com vieiras, cremoso de topinambur e emulsão de crustáceos, espargo baby e coral chips de tinta de choco, mil folhas de salada do mar e aneto.

A inusitada combinação de pregado com molho de chocolate negro e flor de laranjeira reflete as novas e diferenciadas propostas no universo dos peixes. A acompanhar há um creme de espargos brancos fumados e acelga, ouriço do mar, tártaro de atum com sésamo e codium e cebolinha em açafrão das Índias. O tradicional prato de bacalhau também se mostra renovado – é preparado a 55 graus e servido com sames, toucinho de porco Bísaro, creme de ervilha, carabineiro, broa de Avintes, tatsoi, terrine de mãozinha de vaca maronesa e mousse de foie de bacalhau.

As carnes apresentam-se encorpadas e casam com produtos da estação. Há espaço para borrego a 72 graus com crosta de sementes, eryngii, segurelha, texturas de castanhas, batata, milho na brasa, curgete assada, emulsão de boletos e alho negro e lombo de veado com frutos do bosque, nabos, rabanete, cenouras biológicas, cremoso de batata doce roxa e citrinos, risotto de morangos e provolone com balsâmico envelhecido.

À mesa também há lugar para os vegetarianos e para a nova sugestão de feijoada de legumes biológicos, acelga, chouriço de soja com arroz basmati e ervas frescas, entre outras.

O palato continua a ser surpreendido até às sobremesas que completam a experiência. O pêssego em texturas, chocolate, frutos vermelhos, amaretto e sabugueiro junta-se à sobremesa tropical que conjuga coco, ananás, frutos tropicais, caju tostado e rum envelhecido, gelado de coco e gelado de piña colada.

Para prolongar o momento e aquecer a experiência, é tempo de servir o ex-libris da casa, o vinho do Porto Taylor’s.

O restaurante Barão Fladgate está aberto todos os dias ao almoço (12H30 – 15H00) e ao jantar (19H00 – 22H00). Pode optar-se pelo menu de degustação, disponível à semana ao jantar e, ao fim de semana, ao almoço e ao jantar, composto por cinco pratos, com um suplemento de vinhos. De segunda a sexta, ao almoço, está também disponível um menu executivo, com três pratos e um copo de vinho incluído. É também possível desfrutar do Menu Taylor’s, em que os três pratos, da entrada à sobremesa, são acompanhados por vinho do Porto da casa.