Instituto Politécnico de Santarém empregador inclusivo

O Instituto Politécnico de Santarém recebeu a distinção de «Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019», atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no passado dia nove no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A «Marca Entidade Empregadora Inclusiva» não inclui nenhum prémio monetário, tendo como objetivo promover o reconhecimento e a distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

A distinção vem reforçar a saudável parceria que o Instituto Politécnico de Santarém tem não só com IEFP através de programas no âmbito da integração, como também da política de pluralismo implementada no recrutamento dos recursos humanos, fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos trabalhadores com implementação de práticas de igualdade e inclusão social alargadas a toda a comunidade.

No Instituto Politécnico de Santarém acredita-se que a comunidade de pessoas com deficiência e incapacidade deve estar representada nas organizações e que os mecanismos de recrutamento e seleção de pessoas devem contemplar o acesso de todas as pessoas com competência ao emprego.

A seleção para a atribuição deste prémio esteve a cargo de um júri constituído por representantes de associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, organizações de entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública. O galardão distinguiu o papel das instituições que implementaram medidas que potenciam um mercado de trabalho inclusivo e se distinguem por práticas de referência nas áreas do recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional, da manutenção e retoma do emprego, das acessibilidades e do serviço e relação com a comunidade.

A cerimónia pública de entrega da «Marca Entidade Empregadora Inclusiva» foi organizada pelo IEFP em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), a Associação Portuguesa da Gestão das Pessoas (APG) e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal).

Com uma periodicidade bianual (a marca é atribuída em anos ímpares), a edição deste ano contou com 112 candidaturas e 28 vencedores, sendo o Instituto Politécnico de Santarém uma das duas instituições de ensino superior distinguidas.