«Guia do Mercado Laboral 2020», da Hays

A Hays, especcialista em recrutamento de profissionais qualificados, anunciou o lançamento do «Guia do Mercado Laboral 2020», onde se revela que a taxa de disponibilidade para uma mudança de emprego aumentou este ano para 78%, percentagem mais elevada nos últimos cinco anos.

A nível de regiões, não se apresentam diferenças significativas entre norte, centro e sul. Todos eles aumentaram pelo menos 10 pontos percentuais este ano, o que revela uma grande disponibilidade em mudar de emprego, em qualquer parte do país.

Quanto à disponibilidade para uma mudança de emprego por área, os sectores com maior interesse são Retalho (87%), Engenharia (82%), Office Support (81%), Contabilidade e Finanças (80%) e Tecnologias de Informação e Turismo e Lazer (79%).

Além disso, o «Guia do Mercado Laboral» confirma que 63% dos profissionais inquiridos já se encontram à procura de um novo projeto. No entanto, é ainda mais interessante verificar que 22% dos profissionais admitem a possibilidade de se despedirem antes de encontrar um novo projeto. As principais razões desses profissionais em específico passam pela insatisfação com as perspetivas de progressão (85%), os prémios de desempenho (78%) e a comunicação interna (74%).

Sandrine Veríssimo, regional director da Hays, comentou: «Este ano é clara a insatisfação indicada pelos profissionais, o que representa que 63% deles estão neste momento em processos de recrutamento e 22% a considerar despedir-se antes de encontrar um novo projeto. É crucial que as empresas considerem o ano de 2020 com novas estratégias de retenção e que apoiem os profissionais em planos como o de progressão de carreiras e prémios de desempenho.»

Outros dados deste ano revelam que 54% dos profissionais aceitariam ouvir uma contraproposta do seu atual empregador; 52% estão abertos a novos projetos, mas não vão procurar de forma proativa; e 26% estão neste momento num processo de recrutamento.

 

Metodologia
O «Guia do Mercado Laboral 2020» apresenta tendências de emprego e salários, numa perspetiva de compreender o mercado de trabalho em Portugal. A primeira parte desta edição conta com uma análise das motivações preferenciais de profissionais e empresas através de um inquérito anónimo com base nas respostas de 3.259 profissionais qualificados e 793 empregadores, pelo que a análise regional incidiu sobre as regiões norte, centro e sul de Portugal, efetuado pela Hays. Uma segunda parte conta com uma análise das dinâmicas de recrutamento em áreas e sectores de mercado específicos. Os dados e as opiniões apresentados baseiam-se nos resultados dos inquéritos realizados e nos conhecimentos de mercado dos consultores da Hays, realizados de outubro de 2019.